A expansão dos projetos Ambipar Triciclo no estado do Rio de Janeiro ganhou um novo reforço com a instalação de máquinas ’Retorna Machine’ nas unidades do Senac-RJ e do Sesc-RJ, por meio de um contrato firmado com o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS).
São recolhidos seis tipos de embalagens pós-consumo: alumínio, aço, plástico PET, embalagens longa vida, vidro e plásticos em geral, superando um antigo desafio: o de reunir em um único equipamento uma gama maior de embalagens a serem coletadas. As máquinas estão instaladas em áreas de livre acesso a fim de ampliar a coleta de embalagens recicláveis junto ao público fluminense.
A instalação das máquinas possibilita que não apenas alunos e frequentadores do Senac-RJ e do Sesc-RJ, mas também o público que reside no entorno possa usufruir desses ecopontos para adotar uma rotina mais sustentável e ecologicamente consciente.
“O IFeS foi criado pela Fecomércio-RJ para impulsionar as ações de sustentabilidade para o setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado. A parceria com a Ambipar Triciclo contribuirá com a nossa missão de reduzir o desperdício e fortalecer a prática da reciclagem de resíduos”, diz Vinicius Crespo, diretor executivo do IFeS.
Como funciona a ‘Retorna Machine’
As máquinas ‘Retorna Machine’ recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado e, em seguida, calculam a pontuação de cada um deles. Esses pontos são chamados de ‘Tricoins’ e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo.
A reciclagem das embalagens gera créditos para recarga de celular, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no Pagbank e no Mercado Pago. Além dessas vantagens, a parceria da Ambipar Triciclo com a Fecomércio-RJ promete, em breve, disponibilizar a troca de Tricoins por descontos nos cursos Senac-RJ.