O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) formalizaram, em 13 de fevereiro, uma parceria inédita que prevê a reciclagem de quase a totalidade dos resíduos sólidos produzidos na Marquês de Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba do Rio Carnaval. O documento foi assinado em evento para jornalistas na sede do Sistema Fecomércio-RJ, na Zona Sul da capital.
A estratégia seguirá por duas frentes. Quinze máquinas de corte e fragmentação de metais, plásticos e vidros serão dispostas pelo Sambódromo para que o público deposite nelas os resíduos, enquanto agentes sensibilizadores serão distribuídos pela plateia para o convencimento dos consumidores. Em paralelo, catadores de cooperativas do Rio de Janeiro farão a coleta, a triagem e a destinação correta de resíduos. O Programa Cada Lata Conta, parceiro da ação, contará com mais de 100 catadores para cuidar de latas de alumínio para bebidas. Todo o material recolhido será revertido em renda para os próprios catadores.
O objetivo, além de evitar o descarte incorreto de toneladas de resíduos do desfile, é servir de exemplo para o mundo, ao fazer do espetáculo da Sapucaí o maior evento lixo zero do planeta reconhecido pelo Livro dos Recordes (Guinness Book).
Mais de dez toneladas de lixo coletadas
Os equipamentos de reciclagem e sua metodologia de trabalho são assinados pelo Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) e pelo Sesc-RJ. Já as cooperativas de catadores destinatárias dos resíduos estão sendo contratadas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), por meio do Programa Cada Lata Conta. A iniciativa mundial já existe há 14 anos em mais de 19 países, sendo que no Brasil este é o segundo ano consecutivo dessa ação na Sapucaí. No ano passado, foram coletadas oito toneladas de latinhas. Para este ano, a previsão é de que sejam coletadas entre oito e dez toneladas desse item.
“Nós estamos levando para a avenida nossas máquinas e nossas parcerias para a coleta de latas e de diversos outros resíduos. E esse é apenas o pontapé inicial de uma parceria que vai se estender ao longo de todo o ano, porque o Sistema Fecomércio-RJ tem todo um arsenal de ferramentas que permite a capacitação e o suporte àquelas pessoas que fazem do Carnaval o maior espetáculo da Terra”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, referindo-se aos trabalhadores das escolas de samba e aos profissionais de reciclagem.
Sesc e Senac apoiam o Carnaval da Sapucaí 2023
O Recicla Sapucaí, como a iniciativa foi batizada, integra uma série de ações previstas numa parceria entre o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ e a Liesa. O apoio das instituições ao desfile foi costurado visando a proporcionar a experiência do maior show da Terra a alunos dos cursos do Senac e a participantes de projetos sociais do Sesc, além de fomentar o turismo e o comércio no Rio.
“Essa parceria vai trazer uma amplitude maior ao nosso trabalho, porque nós não fazemos só Carnaval, nós temos projetos junto às nossas 12 comunidades. O Sesc e o Senac têm muito a contribuir com ações sociais e cursos profissionalizantes durante todo o ano”, salientou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.
O acordo prevê ainda que estudantes dos cursos do Senac, nas mais diversas áreas, coloquem em prática seus conhecimentos na avenida, desde a customização de roupas, passando por maquiagem cenográfica, até a cobertura fotográfica. Estruturas relacionadas ao evento, como barracões e a Sapucaí, serão colocadas à disposição do Sesc, ao longo de todo o ano, para passeios de projetos, como Turismo Social, Educação Infantil e Sesc+ Esporte.
A parceria também se estenderá à capacitação de mão de obra para a indústria do Carnaval e a trabalhos sociais voltados às comunidades envolvidas com o espetáculo, a começar com tratamentos odontológicos gratuitos nas Unidades Móveis OdontoSesc. As instituições estão estudando as inúmeras possibilidades de parceria com vista a explorar o carnaval mais importante do mundo durante os 365 dias do ano.