Sistema Fecomércio-DF realiza ação social no entorno de Brasília

Compartilhe:

A 12ª edição do projeto Sistema Fecomércio Perto de Você, mutirão de cidadania com diversos serviços essenciais, atendeu mais de duas mil pessoas neste sábado, dia 19 de novembro, na cidade de Sobradinho II, em Brasília (DF). Confira imagens

A ação social, realizada pela união de esforços da Fecomércio-DF, Sesc-DF, Senac-DF e Instituto Fecomércio-D​F, ocorreu em frente à administração e encerrou o circuito de atendimentos em 2022 nas regiões administrativas do Distrito Federal. O sucesso foi tão grande que o evento fechou o ano com cerca de 42 mil acolhimentos.

Não faltaram foram serviços e atividades, com 700 atendimentos de saúde. As unidades móveis do Sesc-DF realizaram exames de Papanicolau (preventivo) em mulheres de 25 a 64 anos e exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Além de orientações de saúde bucal, atendimentos odontológicos com procedimentos simples, colocação de DIU, assistência social e jurídica.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, comemorou o sucesso de público do projeto neste ano e disse que a inciativa voltará em 2023 mais fortalecida. “Vamos evoluir com o projeto buscando oferecer mais serviços em benefício de milhares de pessoas. Queremos alcançar mais. Tenho certeza que com o apoio dos nossos braços sociais Sesc, Senac e Instituto Fecomércio, junto do setor produtivo, voltaremos em 2023 renovados, com mais atividades e atendimentos”, disse o presidente.

Programação

Nesta edição do projeto Sistema Fecomércio Perto de Você, a população também recebeu a Policlínica Itinerante do Sesc-DF, com consultas nas especialidades de psiquiatra, pediatra, endocrinologia e ginecologia.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, avaliou o crescimento do evento como um ponto de destaque da ação social. Ele também ressaltou que ainda há muito para ser melhorado.
“Comemoramos as quase 50 mil pessoas atendidas pelos nossos serviços. Mas é algo que nós precisamos aumentar, expandir para alcançar cada vez mais pessoas. Sobretudo neste período de pós-pandemia, com uma economia que começa a caminhar, engrenar e crescer, mas que ainda existe uma grande parcela da população de pessoas que precisam desses serviços”, disse o diretor.

Oficinas

O Senac-DF esteve presente com quatro carretas-escola: de moda, gastronomia, beleza e informática. Na carreta de gastronomia por exemplo, havia vagas para oficina de arroz carreteiro e mini panettone. Já no espaço de moda, o público aprendeu a fazer ecobag. A instituição também ofereceu a oportunidade para a realização de matrículas presenciais para os cursos gratuitos do Senac-DF. ​

O diretor regional interino do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressaltou a integração entre as instituições e falou da importância do Programa Senac de Gratuidade (PSG). “Nesta edição, em especial, inovamos com a oferta de inscrição presencial para os cursos gratuitos. Temos uma unidade em Sobradinho que está de portas abertas para a população. Tivemos ainda oficinas de gastronomia com a preparação de arroz carreteiro e mini panettones. Saímos daqui muito felizes e mais integrados com a comunidade”, destacou Vitor.

Texto: José do Egito (Sesc-DF)
Imagens: Kleber Lima (Fecomércio-DF)

Leia mais

Rolar para cima