23/06/2020
A pandemia causada pela covid-19 e o isolamento social imposto pelos Governos e orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxeram um novo panorama para a economia do País, com perspectiva de resultados negativos. Pensando nisso, o Sistema Fecomércio Ceará, através do Senac, a maior escola profissionalizante do Brasil, lançou o Programa Gestão da Retomada, para auxiliar gestores a se adequar rapidamente às mudanças e salvar seus negócios.
No Ceará, a economia pós-covid-19 deverá ter um impacto negativo, em um cenário provável, da ordem de R$ 7,5 bilhões, com queda de 2,1% no PIB. No quadro mais pessimista, essa retração poderá atingir 4,2%, com um impacto negativo de R$ 11,1 bilhões. Os números são do estudo “Impactos do Novo Coronavírus nas Economias Brasileira e Cearense”, do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupe), do Curso de Ciências Econômicas da Unifor, publicado em abril.
De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 16 de junho, o comércio sofreu a segunda maior queda do País no mês de abril e o pior resultado desde o início da série histórica. O recuo foi de 37,2% no volume de vendas do mês, em comparação a igual período do ano passado.
Retomada
Desenvolvido pelo Senac Ceará, em parceria com a IXL Center, consultoria global de inovação de Cambridge, que no Nordeste é parceira da Trainer DG, o programa vai preparar gestores para a retomada das suas atividades, apoiando as decisões estratégicas.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, além de reunir empresários de diversos segmentos para entender e trazer insights acerca dos cenários, o programa também dará acesso a uma plataforma web, que permitirá ao gestor visualizar seu negócio e, com ajuda dos mentores, traçar cenários para determinar o melhor caminho rumo à retomada dos negócios.
“Os negócios foram atingidos em cheio pela crise gerada pelas medidas de contenção da covid-19. Agora, gestores precisam tomar medidas importantes para garantir a estabilização e planejar mudanças em suas empresas para retomada do crescimento. É neste ponto que a Fecomércio, por meio do know-how do Senac, entra”, esclarece o gerente de Negócios Estratégicos do Sesc-Senac no Cariri, Isaac Coimbra.
O programa procura apresentar as mudanças organizacionais com leveza, flexibilidade e adaptabilidade, características presentes no cerne de qualquer mudança. Utilizando uma abordagem denominada “learn by doing” e através de insights de empresários, especialistas e consultores, apoiados por plataformas de comunicação, gestão do conhecimento e simulação, para auxiliar gestores de empresas a sair do ponto A ao B, de forma flexível, rápida e efetiva.
Soluções
Com foco na gestão, a primeira solução ajuda os participantes a organizar, identificar e controlar as ações necessárias para retomada. Conta com o apoio de uma plataforma on-line e interativa que permite fazer simulações conforme a dinâmica dos negócios, tendo sete ciclos: Estratégia, Mercado, Marketing e Vendas, Operação, Financeiro, Cenários e Avaliação.
A segunda solução tem foco na transformação do negócio, permitindo que os empresários identifiquem a sua posição estratégica e definam os caminhos a seguir no Novo Normal. Utiliza ferramentas que identificam oportunidades no setor, gaps, finalizando com um road map para iniciar a transformação, através de três ciclos: Imergir para transformar, Fundamentos para mudança e Transformação em ação.
Além das ferramentas on-line e mentorias, as soluções contam com uma série de webinars com convidados, empresários e gestores de sucesso, que vão compartilhar suas experiências. Entre eles, os empresários Severino Ramalho Neto, gestor dos Mercadinhos São Luís; Luís Cézar Gomes (Deda), Gestor do Moleskine Gastrobar; e Eduardo Freire, da Framework.
Diferencial
Com metodologia dinâmica, focada no negócio, o programa conta com a parceria do Centro de Inovação IXL Center (IXL), com sede em Cambridge, MA, que vai conectar a Fecomércio–CE aos parceiros estratégicos – GIM Institute e Boston Innovation Gateway.
Os empresários que adquirirem o programa terão acesso à Biblioteca Digital do Senac de fácil navegação e acesso ilimitado que pode ser feito via dispositivo móvel ou computador. O programa é oferecido pelo Atendimento Corporativo, um canal de suporte do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac para organizações públicas e privadas, que atua com soluções customizadas com foco em resultado, por meio de alternativas estruturadas para as organizações alcançar o melhor desempenho.
Isaac Coimbra destaca que todo o programa poderá ser implantado de 10 a 30 dias, dependendo do tamanho do negócio. Para saber mais e ter acesso ao programa, visite o endereço eletrônico www.ce.senac.br/gestaodaretomada.