Em 4 de julho, o Sistema Comércio-MS participou do colóquio Conexão Inclusiva, realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência de Mato Grosso do Sul, com foco na empregabilidade de PcD no Estado. O evento aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal.
O presidente do Sistema Comércio-MS, Edison Araújo, destacou a urgência de fortalecer iniciativas que promovam a inclusão e a empregabilidade, diante de um cenário em que menos de 30% das pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho, devido aos níveis mais baixos de escolaridade e qualificação, conforme apontam dados do censo do IBGE, de 2022. “A inclusão sempre foi um valor fundamental do Sistema Comércio-MS. No setor terciário, muitas empresas também têm se atentado, não só ao cumprimento da legislação, mas ao acolhimento e emprego de pessoas com diversas deficiências, reconhecendo o potencial e as habilidades únicas que cada indivíduo traz consigo”.
O diretor regional do Senac-MS, Vitor de Mello, ressalta que o Senac-MS traz em sua missão a inclusão. “A gente vem trabalhando a todo momento para implementar mais práticas e mais políticas e acessos às pessoas com deficiências”. Neste sentido, o Senac tem como aliada a tecnologia, por meio de softwares e também pessoal capacitado para ampliar o atendimento de PcD, aumentando as chances de ingresso no mercado de trabalho.
O Senac-MS lançou a plataforma “Rede de Talentos”, que facilita o encontro entre os talentos Senac e as oportunidades de emprego e inclui um campo específico dedicado às vagas para alunos com deficiência. São mais de 300 aprovações de alunos com deficiências em diversos cursos ao longo dos últimos 5 anos, especialmente em cursos na área da informática.
“É um tema em voga, as pessoas precisam dessa oportunidade e o mercado tem essa obrigação com a sociedade. No Sesc participamos não só absorvendo trabalhadores, mas na formação de base dos trabalhadores do futuro”, explica a diretora regional do Sesc-MS, Regina Ferro.
Por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), a entidade democratiza o acesso a atividades educacionais, culturais e esportivas, com foco na inclusão social de pessoas com baixa renda e promove inclusão, igualdade de oportunidades e desenvolvimento integral. O Sesc-MS também se destaca por sua política inclusiva com colaboradores, 5% deles têm algum tipo de deficiência, como auditivas, visuais, físicas, intelectuais e mentais, ocupando cargos em diversos níveis, funções que variam de inspetores de alunos a analista de relacionamento. O braço social do Sistema Comércio MS contribui, ainda, com o desenvolvimento acadêmico e social, em suas escolas são mais 180 alunos, com diversas necessidades especiais.