O Sesc-RO recebeu, no dia 12 de agosto, a doação dos livros que fazem parte da 3ª edição da coleção Financinhas, material lúdico desenvolvido pelo Instituto Sicoob com intuito de levar educação financeira para o público infantil. Visando à promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, o Sicoob, em conjunto com Sesc Rondônia, enxergou a necessidade de viabilizar o acesso a esse acervo para as escolas de ensino público, para o Sesc Escola e, através do caminhão do BiblioSesc, também para a comunidade em geral – especialmente aquelas onde não há a presença de bibliotecas.
Para a técnica responsável pelo BiblioSesc , Lidiane Garcia, parcerias como a com o Instituto Sicoob somam nas ações que o Sesc promove no Estado de Rondônia para encurtar as distâncias entre o leitor e os livros. Segundo a bibliotecária, os livros da coleção Financinhas –Caio achou uma moedinha, Miguel, Aninha e Dedé ganharam dinheirinho e Margô e Davi foram no mercadinho – serão levados ao público infantil tanto através de empréstimos do material quanto por meio da contação de histórias.
“O Instituto Sicoob reconhece o trabalho desenvolvido pelo Sesc e entende que essa parceria é de grande importância para o aprendizado das crianças sobre o tema. Se mais pessoas tivessem acesso a esse conteúdo, provavelmente não teríamos hoje 60% da população com o nome restrito. É muito importante que essa cultura seja expandida”, disse o profissional de desenvolvimento estratégico do Instituto Sicoob, Raimundo Júnior.
A parceria entre a Fecomércio-RO e o Instituto Sicoob é pautada ainda na política cultural do Sesc, que orienta e reconhece a importância de firmar parcerias com artistas locais, instituições públicas e privadas na oferta de espaços, programação, suporte técnico e equipe especializada para a realização de projetos culturais. “O acervo adquirido é de grande relevância e necessário, uma vez que muitas crianças nunca tiveram contato com essa temática, e ainda apresentada de uma forma lúdica, através da contação de história”, afirmou a coordenadora de cultura do Sesc Rondônia, Maria Braga.
O Sesc e o Instituto Sicoob visam ainda ampliar a abrangência da coleção Financinhas nos 52 municípios rondonienses através do projeto Sesc 52, uma ação itinerante prevista para acontecer em 2022 e que apresentará ao público de todo o estado ações de biblioteca – através do BiblioSesc -, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e audiovisual.