Sesc-RJ inaugura bistrô comandado pela chef Teresa Corção no antigo Convento do Carmo

Compartilhe:

O Sesc-RJ inaugurou um bistrô no Centro Cultural da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ), localizado no antigo Convento do Carmo, Centro do Rio. Trata-se de mais um bistrô da instituição que nasce com o propósito de valorizar um espaço de interesse histórico no Rio de Janeiro, fomentando o turismo e a cultura no Estado.

O prédio foi construído no século XVI e era ocupado por frades carmelitas. Depois, serviu de moradia para a Rainha de Portugal, D. Maria I, após a chegada da família real ao Brasil, no século XIX. Ao longo da história, foi sede de diversas instituições até que, em 2022, após quatro anos de reforma, a PGE-RJ revitalizou a edificação e abriu o espaço cultural em funcionamento atualmente.

Com 54 lugares, o Bistrô Sesc Convento do Carmo, como foi batizado, funcionará das 11h às 18h, de segunda a sábado, em um espaço de 182m². A reforma de instalação da cozinha foi feita com o cuidado de preservar as características da edificação, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). Em vez da exaustão tradicional, por exemplo, foi instalado um sistema iônico, tecnologia que dispensa a coifa para remover impurezas do ar, produzidas durante a preparação de alimentos.

O cardápio é assinado pela chef Teresa Corção, que o elaborou sob os preceitos da ecogastronomia. A premissa é valorizar a agricultura familiar do Estado do Rio, por meio de pratos com alguns ingredientes fornecidos por pequenos produtores rurais do interior fluminense.

Saiba mais em : Bistrô Sesc Convento do Carmo: Sesc RJ abrirá bistrô comandado pela chef Teresa Corção no antigo Convento do Carmo

Valendo-se da vocação cultural do espaço, além da gastronomia, o Sesc-RJ vai promover atrações artísticas no local, sendo a primeira delas a exposição Abstrações, com obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas. Entre as peças (gravura, litografia, serigrafia, tela e instalação) estão as de autoria de Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia e Anna Maria Maiolino, pertencentes ao acervo institucional do Sesc-RJ, e de Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral, artistas convidadas. A mostra tem previsão de abertura em outubro, ficando em cartaz até janeiro.

 

Leia mais

Rolar para cima