Em solenidade na sede da Prefeitura Municipal da Lapa, em 27 de outubro, o presidente do Conselho Regional do Sesc Paraná, Darci Piana, assinou, juntamente com o prefeito do município, Diego Ribas, a escritura que confere ao Sesc-PR o prédio do antigo Fórum da cidade, na esquina da Avenida Dr. Manoel Pedro com Rua Desembargador Westphalen. Após ser reformado, o edifício vai abrigar uma unidade do Sesc e instalações para o Senac promover seus cursos de qualificação profissional. O prédio do antigo Fórum é parte do complexo arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O prefeito Diego Ribas ressaltou a importância do momento para a cidade. “Estou emocionado porque vejo que a Lapa vive novos tempos. O Sesc vai mudar o cenário da nossa cidade, não tenho dúvidas.” O vereador Marco Bortolleto, em nome da Câmara de Vereadores, destacou o papel do Sesc e do Senac na geração de novos empregos.
Darci Piana agradeceu os responsáveis pelo encaminhamento do processo, especialmente, ao prefeito e ao deputado estadual Hussein Bakri, autor da sugestão de levar o Sesc para a cidade. “Pelas unidades do Sesc-PR passam 550 mil pessoas por mês. Em um ano, junto com quem frequenta o Senac, que vem qualificar mão de obra, mais de sete milhões de usuários, alunos e clientes passam pelas nossas entidades, quase 70% da população paranaense. Oferecemos educação, saúde, ação social, esporte, lazer e cultura. Tudo isso está chegando aqui com o Sesc. Conosco virão o Sebrae e outras entidades que vão impulsionar o desenvolvimento da Lapa”, afirmou Piana.
Também falaram o deputado Hussein Bakri, o vice-prefeito Acyr do Sindicato, o presidente do Conselho Fiscal do Departamento Nacional do Sesc, Valdir Pietrobon, e o diretor regional do Sesc, Emerson Sextos, que salientou o fato de o Sesc transformar vidas e encerrou dando vivas à Lapa. Participaram do encontro o diretor Jurídico do Sesc-PR, Carlos Alberto Sotti Lopes; os secretários municipais de Obras, Marion Cabral; de Saúde, Gabriela Sampaio; de Agropecuária e Meio Ambiente, André Cherubini; de Administração, Carlos Martins; e de Fazenda, Guina Leke; o procurador-geral do município, Ricardo Prevedelo, entre outros.