Sesc-PA realiza live sobre diversidade e arte educação

Compartilhe:

Proposto pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto Ocup(A)ção Arte Educação promoverá, durante o mês de julho, uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de diferentes áreas do segmento artístico. Iniciando a programação, no dia 1º de julho, o Sesc no Pará será anfitrião do bate-papo Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias com Flores Astrais e Juliano Bentes. O evento será transmitido pelo canal do Sesc Pará.

Com a presença de intérprete de libras, a live será um diálogo com Juliano Bentes e Flores Astrais que fazem parte do coletivo Drags/Demônias e tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a arte realizada e construída pela comunidade artística amazonida.

Formadas por artistas e professores LGBTQIA+ , o coletivo drags/demônias realiza ações na capital paraense, mas amplia suas formações e performances para além do centro da capital paraense, assumindo  e ocupando lugares nas periferias da cidade, assim como nos interiores, onde alguns membros do coletivo residem. O coletivo já realizou duas convenções de caráter formativo, que são seminários práticos sobre identificação, palestras, oficinas e criação de um manifesto conceituando e estruturando pontos básicos de suas vivencias enquanto corpo Themonia, e dois festivais junto a Noite Suja, produtora LGBT de eventos.

O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. Por meio da Política Cultural do Sesc, que rege as intencionalidades e as diretrizes das ações de formação, fruição, difusão e fomento, promovidas pelo Programa Cultura em consonância com objetivos institucionais, direitos culturais e diversidade cultural, a equipe tem desenvolvido, por meio da arte, dinâmicas do âmbito da crítica, reflexão e da criação. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte. Nesse percurso, o exercício dialógico se faz presente. O ponto principal desse trabalho é, portanto, exercitar a concepção de mediação como objeto de formação educativo-artístico-cultural.

Os eventos virtuais ocorrerão em todo o Brasil e promoverão um espaço de escuta e articulação do Sesc com outros movimentos de Arte Educação, buscando ampliar e expandir o trabalho já desenvolvido e fortalecer as práticas da área no País. A abertura ocorrerá no Youtube do Sesc Brasil, no dia 30 de junho, e, a cada semana, será abordado um dos eixos que conduzirão as discussões sempre das 16h às 17h (Horário de Brasília): Acessibilidade, Diversidade, Geracionalidade e Territorialidade.

 

 

Leia mais

Rolar para cima