A Aldeia Sesc Guajajara de Artes celebra 15 anos de fomento e difusão da cultura no Maranhão e chega à sua 15ª edição, que será realizada de 15 a 22 de outubro. A programação diversa conta com webinário, podcasts, apresentações musicais, oficinas e muito mais. Nesta edição, o projeto se consagrada como um importante espaço de encontros, trocas e afetos entre artistas e públicos. Devido ao cenário atual de pandemia, o evento ocorre de forma híbrida: tanto presencial quanto on-line.
A programação tem início no dia 15 de outubro com um webinário, transmitido pelo YouTube do Sesc Maranhão, que pretende discutir importantes temas sociais e culturais. Nesta data, também será lançado o primeiro episódio do podcast “É isso Produção?” nas redes sociais do Sesc Maranhão. A partir da contribuição de artistas e agentes de cultura maranhenses, o podcast possui quatro episódios sobre o que é produção cultural.
Dando início à programação presencial da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, ocorre um show em comemoração aos seus 15 anos, no dia 16 de outubro, às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, com a presença de vários artistas maranhenses que fizeram parte da história do projeto. São eles: Afrôs, Beto Ehong, Enme, Vinaa, Tássia Campos e Dicy Rocha. O Teatro Sesc recebe também o show “Toada Groove” com o rapper Preto Nando, além dos espetáculos “Memórias em Tempo de Espera”, com o Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, e “Beleza e Fúria”, com o Núcleo Atmosfera Dança-Teatro.
No Sesc Deodoro, a programação conta com o show do grupo Sirigaitas e discotecagem com DJ Franklin. Além disso, ocorre no mesmo local a exposição “Flâmulas – Uma Aldeia Nunca é Só”, composto por flâmulas com as artes da Aldeia dos anos anteriores, como forma de homenagear o projeto.
Buscando estimular a produção de conhecimento e reflexões sobre o fazer artístico junto à comunidade, esta edição também traz uma série de oficinas. Um dos destaques é a oficina on-line “Imersão – O corpo como espaço moldável”, com a drag queen Alma Negrot, do Rio de Janeiro. O espaço tem o objetivo de apurar, através da maquiagem criativa, o olhar de forma sensível para o corpo e suas infinitas possibilidades. De forma presencial, ocorre a oficina “Os quadrinhos no incentivo à leitura”, com Iramir Araújo, que pretende discutir meios de apresentar as histórias em quadrinhos como incentivo à leitura dos alunos.
.