Sesc-ES realiza 15º Festival Sérgio Sampaio

Compartilhe:

 

No dia 16 de setembro, o Sesc ES realizou no Teatro Glória, do Centro Cultural Sesc Glória, uma edição comemorativa de 15 anos do Festival Sérgio Sampaio. No palco, o Duo Zebedeu se reuniu a um eclético quarteto de intérpretes da nossa terra: André Prando, Caju, Dan Abranches e Julia Nali. Assim, a obra do Velho Bandido foi revisitada, em diversos momentos do seu processo evolutivo, por jovens capixabas com arranjos do experiente duo formado por Fábio do Carmo e Júlio Santos, desenhando um retrato histórico do “Poeta do riso e da dor”. Como brinde, houve ainda a participação de um grupo especial formado por integrantes da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), que, com todos os seus integrantes e sob a direção do maestro Helder Trefzger, já havia abrilhantado a 12ª edição do festival em 2018, numa noite histórica.

O objetivo central do Festival Sérgio Sampaio, desde sua primeira edição, é resgatar e divulgar a obra deste grande cantor e compositor capixaba. Acreditamos que o momento maduro em que o festival se encontra – completando sua 15ª edição ininterrupta –, aliado à abrangência da história e da criação musical do nosso homenageado, confere ao Espírito Santo a possibilidade de realizar um evento de repercussão nacional, inserindo nosso estado no calendário cultural do País. Um dos principais desafios ao pensar formato e curadoria foi garantir a não interrupção do já tradicional festival e, ao mesmo tempo, estar sensível ao contexto delicado em que vivemos. Ainda que haja previsão de retomada dos espaços culturais, optou-se por uma programação que não oferecesse perigo ao seu público e colaboradores.

Desde a sua criação, em 2007, o festival foi realizado próximo ao dia 13 de abril, data do nascimento de Sérgio. Com a impossibilidade de manutenção dessa data, diante das circunstâncias impostas pela pandemia, surgiu outra efeméride de tamanha importância na história do Velho Bandido: 16 de setembro.

 

Leia mais

Rolar para cima