Sesc e Senac-RJ marcam presença na 13ª edição do Rio Gastronomia

Compartilhe:

O Sesc-RJ e o Senac-RJ vão oferecer ao público desta 13ª edição do Rio Gastronomia experiências sensoriais e gastronômicas, além de viabilizar participação solidária no maior evento de gastronomia do Brasil, realizado pelo jornal O Globo. Os visitantes que adquirirem ingressos Mesa Brasil Sesc-RJ irão contribuir com parte do valor arrecadado destinada a doações de alimentos. O evento será realizado nos dias 10 a 13 e 17 a 20 de agosto, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Os ingressos estão disponíveis no site www.ingressocerto.com/rio-gastronomia

Experiência e transformação

No espaço Senac-RJ poderão ser apreciados sabores levados do campo à mesa, valorizando produtores locais e o papel transformador social da gastronomia. As oficinas ministradas por instrutores e por Chefs Embaixadores da instituição, como Teresa Corção, Frédéric De Maeyer, Frédéric Monnier, Silvana Bianchi e Christophe Lidy, irão abordar temas como o novo café com leite, pratos com chuchu, pudim com calda de cachaça, sabores da mata atlântica, raízes ancestrais, azeite para comer e beber, versatilidade do tomate, ideias veganas com jaca, temperos e drinks do dia a dia, entre outras curiosidades.

O Grupo de Pesquisa do Senac-RJ apresentará experiências fora da curva com fermentados quentes, petiscos doces sem açúcar e delícias inusitadas.

Restaurante-escola Senac Casa Villarino Bar

A Casa Villarino Bar, uma das joias da gastronomia carioca que foi transformada em 2021 em restaurante-escola pelo Senac-RJ, irá funcionar no espaço dos restaurantes servindo opções como Caldeirada Espanhola, Picadinho carioca, Sanduíche de rabada, Dadinho de tapioca, além do Bambini Rio Gastronomia: espaguete com fileto de frango ao molho de tomate e queijo parmesão.

A equipe do Restaurante-escola Senac Casa Villarino Bar também irá oferecer oficina sobre Gastronomia fusion, ensinando a harmonizar sabores do mediterrâneo e do Brasil.

Mesa Brasil Sesc-RJ

Os visitantes também poderão conhecer e saborear, na área Sesc-RJ, o trabalho desenvolvido pelo Mesa Brasil do Sesc-RJ em oficinas para adultos e crianças. Entre as atividades infantis haverá apresentação de alimentos diferentes e nutritivos como biscoito de semente de abóbora com girassol, bisnaguinha de espinafre, coxinhas de chuchu e de casca de tangerina, entre outras receitas acompanhadas de sucos de variadas frutas e legumes.

O Mesa Brasil visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo, mas com baixo rendimento comercial, e entregando-os a instituições socioassistenciais parceiras. O programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa o que tradicionalmente é descartado. Parte dos valores arrecadados por meio do ingresso solidário será revertida em compras de alimentos que serão distribuídos em creches, asilos, orfanatos, entre outras organizações parceiras do projeto.

Bate-papos e aulas-show nos auditórios

Os auditórios serão locais de interação com o público. No dia 11, o auditório Sesc Senac será palco do lançamento do livro de Marcelo Scofano pela Editora Senac Rio: Azeite de oliva – Ancestralidade e novo alimento. O autor apresentará sua obra ao lado de quatro chefs cujas receitas enriquecem ainda mais o livro: Bernardo Bastos elaborará seu drinque O Azeitólogo, Ana Roldão levará sua receita Creme de Agrião, acompanhada de uma fatia de Focaccia Slow, de Rafael Brito. Para encerrar, será servido o bombom de azeite de Pedro Frade.

No dia 19, no mesmo local, autor de Gastronomia do Rio de Janeiro: um pouco de história, trajetórias e saberes, outro lançamento da editora, Cézar Marques se juntará a Alessandro Trindade, especialista em Gastronomia do Senac-RJ, e ao doutor em Sociologia e Educação e fundador do Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva, para falar sobre o tema Comida que transforma: o impacto da gastronomia na periferia.

O auditório Sesc Senac terá ainda palestras sobre Mesa Brasil e o aproveitamento integral de alimentos, com a chef Neide Marco e a coordenadora do Mesa Brasil, Karime Cader; Gastronomia francesa sustentável, com o chef Frédéric Monnier e a nutricionista Cristine Ravizzini; e Sobra ou desperdício? Os diferentes desafios do uso inteligente de ingredientes na cadeia alimentar, com a chef Teresa Corção e a gerente do Mesa Brasil, Cida Pessoa.

No auditório Santander, o especialista do Senac-RJ Leonardo Marques, a instrutora Priscila Soares e o ex-aluno Bernardo Amorim falarão sobre o tema Rio de Janeiro: brindes e encontros do passado, presente e futuro.

Editora Senac Rio

A Editora Senac Rio estará presente no evento, na área Sesc e Senac, com o desconto especial de 30% em títulos de gastronomia, incluindo os recentes lançamentos.

Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS)

O público poderá descartar corretamente seus resíduos nas máquinas de reciclagem do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) instaladas no evento. Os equipamentos recebem seis tipos de resíduos (PET, plástico, alumínio, aço, vidro e longa-vida) e remunera o consumidor pela destinação.

O IFeS é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, criado pelo Sistema Fecomércio-RJ e que busca soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade socioambiental.

 

Leia mais

Rolar para cima