Sesc-AP leva mostra de cinema à Aldeia Kuahi, no Oiapoque

Compartilhe:

 

Em setembro, o Sesc Amapá realizou sua primeira ação em uma terra indígena, por meio dos programas de cultura e educação. A viagem ao  município de Oiapoque, a dez horas da capital Macapá, culminou na Aldeia Kuahi, em um importante marco dos 46 anos do Sesc no Amapá contribuindo para o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“A vida acontece com o Sesc, esta é a nossa reflexão deste ano em todo o Brasil. Sim, mas onde essa vida acontece? Ao passarmos a observar tudo ao nosso redor vimos o quanto nosso trabalho impacta na vida das pessoas, fazendo a vida acontecer não somente no Sesc, mas com o Sesc. Levar projetos de cultura e educação para comunidades indígenas do nosso extremo norte do Brasil, regozija nossos corações, e nos faz ter a certeza de que estamos alcançando as pessoas em todos os lugares, sejam eles próximos ou longínquos”, analisa a diretora regional do Sesc no Amapá, Êmilie Pereira.

Ação conjunta teve participação do Sesc Amapá, Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público do Amapá

A visita foi intermediada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE), com quem o Sesc-AP firmou parceria a fim de levar ações para comunidades de mais difícil acesso. Por meio do Laboratório de Inovação, o TRE promoveu entre os dias 2 e 10 de setembro um intercâmbio com a Associação dos Jovens Estudantes pela Paz, grupo de 40 integrantes vindo de São Paulo para experenciar a cultura indígena, ribeirinha, a atuação do Exército e da Justiça Eleitoral na região de fronteira.

“Estamos muitos satisfeitos pelo cacique nos receber, e trazer a cidadania, a democracia para o povo indígena”, expressou Giovana SantAngelo, assessora da Diretoria Geral do TRE.

Por meio do programa de Cultura, o CineSesc chegou a Terra Indígena com filmes premiados na VI Mostra Sesc de Cinema. Com um telão instalado na aldeia e distribuição de pipocas, as crianças aproveitaram uma noite de cinema a céu aberto.

“O Sesc através dos seus projetos sociais pretende estreitar esses laços com a Aldeia Kuahi, principalmente no tocante a educação. Hoje é um momento histórico para o Sesc Amapá e para o Sesc Brasil”, comentou Ana Paula Santos, coordenadora de educação do Sesc-AP.

Leia mais

Rolar para cima