Senac-RR entrega certificados de capacitação a venezuelanos com a presença da Embaixadora do Canadá

Compartilhe:

20/12/2019

O Senac-RR e a Organização não Governamental (ONG) Migraflix, que integra refugiados por meio do incentivo ao empreendedorismo, entregaram os certificados da capacitação em Competências Empreendedoras para 30 refugiados venezuelanos que participam do projeto Migra Lab desde o fim de julho.

A cerimônia foi no auditório do Senac São Francisco e contou com a presença da Embaixada do Canadá, apoiadora do projeto, e do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD-RR, Ademir dos Santos, que também é 2º diretor Financeiro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“A capacitação profissional é importante para qualquer trabalhador. Roraima vive atualmente um momento histórico com a imigração venezuelana, e ajudar os refugiados nesse processo de adaptação, conhecendo as características empreendedoras brasileiras, é gratificante para o Sistema Fecomércio no Estado. Uma das nossas missões é capacitar com qualidade o trabalhador do comércio, e parcerias como esta mostram que estamos no caminho certo”, disse Ademir. 

É a primeira vez que a ONG atua em Roraima, e escolheu o Senac como parceiro para realizar o curso de Desenvolvimento Profissional, que teve módulos sobre português, pacote Office, atendimento ao cliente, serviços financeiros e o próprio Competências Empreendedoras. Agora, eles fazem uma capacitação em Marketing Digital, ainda dentro do projeto. Além das aulas, os refugiados que participaram do curso com o Senac Roraima receberam auxílio-transporte e alimentação.

A vice-presidente executiva da Migraflix, Camila Batista, explicou que a intenção do projeto é facilitar a entrada dos imigrantes no mercado de trabalho por meio dos cursos e posteriormente do contato da ONG com empresas dentro do Brasil. “Já interiorizamos seis mulheres que participam do projeto em Boa Vista e que agora foram contratadas. Convidamos as empresas a fazerem contato com a Migraflix para fazer parte desta história, contratando recém-formados no Migra Lab para atuar em diversas posições”, convidou.

Embaixada Canadense

A embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May; o ministro-conselheiro e chefe da Seção Política da Embaixada do Canadá no Brasil, Juan Pablo Valdes; a assessora de Relações Públicas da Embaixada do Canadá no Brasil, Cláudia Rosa; o cônsul de migração do Consulado-Geral do Canadá em São Paulo, James McNamee; o gerente adjunto do Programa de Migração do Consulado-Geral do Canadá em São Paulo, Craig Dundas; e a primeira-secretária – diretora de Imigração e Avaliação de Riscos da Embaixada do Canadá na Colômbia, Julia Wong, assistiram à solenidade. Eles haviam visitado Boa Vista para acompanhar o projeto Migra Lab. 

Juan Pablo Valdes comentou que, para o Canadá, a crise socioeconômica enfrentada pela Venezuela é alvo de muita preocupação. Por isso, o país procura formas de ajudar as pessoas mais vulneráveis por meio de parcerias com organizações que estejam atuando localmente.

“Essa parceria tem sido maravilhosa por conseguir capacitar e integrar estes jovens ao mercado brasileiro. Estamos muito orgulhosos de poder apoiar tanto cada uma das pessoas quanto as suas famílias a reconstruírem suas vidas aqui, após as dificuldades que enfrentaram para atravessar para outro país”, disse.
 

Leia mais

Rolar para cima