O Senac-RJ se une mais uma vez à Equipe de Maquiagem Artística da vice-campeã do Carnaval 2023, Unidos do Viradouro, liderada pela premiada maquiadora Christina Gall. Cerca de 80 alunos e ex-alunos, acompanhados por instrutores de ensino dos cursos de Maquiador, irão atuar na make-up de aproximadamente 600 componentes do desfile do dia 12 de fevereiro e, no sábado das campeãs, se a escola mantiver o ritmo de vitórias dos últimos anos. A atividade funciona como laboratório para os estudantes, permitindo a vivência profissional em um dos maiores eventos do planeta.
A Equipe de Maquiagem Artística da Viradouro é formada há seis anos por Christina Gall, que também foi aluna do Senac-RJ e é responsável atualmente pela Maquiagem, Criação, Coordenação e Comissão de Frente da escola, auxiliada pelos coordenadores Diogo Lisboa, Silvana Maurente e por três alunas do Senac-RJ que a acompanham desde o início da parceria: Glaucia Pandora, Karen Kim e Keit Souza.
Os alunos selecionados terão em torno de duas horas para caracterizar os rostos dos personagens do desfile, um trabalho que inclui produtos específicos para resistir à chuva e ao suor, a partir de um longo trabalho de pesquisa de Christina Gall:
“O trabalho da maquiadora está sujeito às ocorrências da natureza como calor ou chuva. Por isso foi feito todo um estudo para as maquiagens que serão feitas com produtos à prova de água. Foram horas sem dormir durante esse trabalho de pesquisa.” – conta a maquiadora.
Workshop de treinamento
Os participantes da ação de maquiagem recebem treinamento prévio com a equipe de Christina Gall, onde são orientados sobre as técnicas de aplicação das maquiagens que serão utilizadas pela escola no dia do desfile. A atividade se insere na metodologia do Senac-RJ, que adota sempre o ensino prático, e oferece a oportunidade de alunos vivenciarem a realização de um grande evento e toda a rotina da maquiagem de uma escola de samba do Rio de Janeiro. A qualificação profissional de Maquiador ensina a aplicação técnica de cosméticos e, utilização de recursos artísticos a partir de uma intenção, aplicando o conceito de Beleza Integrada. Desta forma, a equipe da escola assegura que a maquiagem dos componentes do desfile estará alinhada à mensagem de cada ala ou fantasia. A experiência desse trabalho na avenida contribui para o portfólio profissional desses maquiadores.