O Prêmio Melhores Práticas Docentes reconheceu professores que integram tecnologia ao ensino, valorizando criatividade e inclusão digital em projetos aplicados nas escolas do Senac
No dia 7 de novembro, no auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac Pernambuco, o Departamento Nacional (DN) promoveu a premiação Melhores Práticas Docentes. O objetivo é fomentar em todas as escolas do Senac a transformação digital e a inclusão das novas tecnologias como forma de aprimorar a aprendizagem.
Os professores premiados foram Samara Castro (Senac AM), com o projeto “Os 17 ODS – desenvolvimento de protótipos de soluções utilizando Canva, CorelDraw e Office 365”; Thiago Almeida (Senac MS), com “Fábrica de software – inovação e soluções reais para a comunidade e o mercado de trabalho”; Elisângela Bezerra (Senac RN), com “Google Earth como ferramenta para construção de roteiro turístico”; Henrique Clementino (Senac RN), com “SuperLab Terra do Sol”; Evandro Ornelas (Senac MG), com “Tecnologia em prol da inclusão: personalização da aprendizagem por meio do Tinkercard e impressão 3D”; e Maicon Pereira (Senac MG), com o projeto “Segurança 4.0 – tecnologia digital a serviço do gerenciamento de riscos ocupacionais”.
Mais de 60 práticas foram inscritas, com 18 finalistas selecionadas, avaliadas por sua inovação na aplicação de métodos de ensino. As duas melhores de cada um dos três núcleos do Senac (Norte/Centro-Oeste, Nordeste e Sul/Sudeste) foram premiadas, totalizando seis troféus. Todas as 18 práticas finalistas serão compiladas em um e-book, que será publicado no Espaço Docente, site do Senac que reúne materiais pedagógicos destinados a professores, supervisores e técnicos da Instituição.
Samara Castro compartilhou sua emoção ao receber o reconhecimento: “É uma sensação de orgulho, especialmente por estar aqui representando o Amazonas. Há muitos docentes ao redor do Brasil que mereciam estar aqui também, porque temos muitos projetos valorosos e criativos”. Para Elisângela Bezerra (Senac RN), “Poder replicar tanto as práticas que vi sendo apresentadas quanto a minha própria é uma forma de inspirar outros docentes”.