Senac-PE promove workshop sobre neurodiversidade para docentes e coordenadores

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Entre os temas abordados estiveram a funcionalidade do cérebro autista, o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), a Dislexia e o Transtorno desafiador opositor (TOD)

Docentes e coordenadores do Senac-PE participaram na última semana do workshop Perfil Cognitivo dos Estudantes Neuroatípicos e uso de Tecnologias Assistivas, realizado pela Diretoria de Educação Profissional (DEP). O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento sobre neurodiversidade e capacitar os profissionais para identificar as necessidades dos alunos com transtornos como autismo, TDAH, dislexia e TOD, promovendo a inclusão no ambiente educacional.

O workshop abordou a funcionalidade do cérebro neurodivergente, as características de cada transtorno e o uso de tecnologias assistivas para auxiliar na aprendizagem. O professor Tito Bela Vista, especialista em autismo, destacou a importância da escuta e do respeito às individualidades: “Precisamos compreender as necessidades desses alunos. O autismo não dói, mas os sintomas autísticos sim. É preciso entender melhor esse universo e se aproximar mais”.

A psicóloga Vivian Farias complementou, ressaltando o papel da tecnologia como ferramenta de inclusão: “As tecnologias assistivas podem auxiliar na comunicação, na organização e na aprendizagem, promovendo a autonomia e a participação dos alunos neurodivergentes no ambiente escolar”.

A iniciativa faz parte do compromisso do Senac-PE com a educação inclusiva, buscando garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, respeitando suas individualidades e potencialidades.

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