O Senac em Minas realizou, no dia 1º de dezembro, a última palestra da programação do ano do Programa Senac de Evolução Empresarial (EvoluE) com o tema “Gestão financeira para bares e restaurantes: desafios e ferramentas de controle”.
O convidado para discutir o assunto foi José Rodarte, mestre em Administração e diretor do Instituto de Educação Corporativa (IECCOS), desde 2003. É professor de MBA em diversas instituições de ensino e palestrante com foco em temas como Gestão Financeira Empresarial e Educação Financeira. Por mais de 20 anos foi gestor de grandes instituições financeiras brasileiras.
Segundo o especialista, em um cenário tão complexo como o da pandemia, eventos como esse são importantes para levar conhecimento a quem precisa ou até torná-lo mais prático. “A gestão empresarial é uma tarefa desafiadora, que exige muito conhecimento e preparo para a saúde financeira de qualquer negócio. Fazer a gestão apenas com suor, boa vontade e intuição eleva consideravelmente o risco para um possível fracasso. Empreendedores do setor de bares e restaurantes também precisam se capacitar para as novas oportunidades que se despontam. Diante disso, serão apresentadas as características necessárias para uma boa gestão financeira empresarial, que não pode ser desassociada de uma adequada gestão pessoal. Vamos apresentar, de forma prática, algumas ferramentas tradicionais de finanças que podem proporcionar uma visão estratégica, aumentando a previsibilidade e os acertos nas decisões”, afirma.
A iniciativa, realizada pela Fecomércio-MG e sindicatos empresariais, busca preparar os negócios para a retomada das atividades econômicas pós-pandemia. O evento já contou com 1.349 visualizações no YouTube, nas atividades promovidas desde julho.
“Finalizamos o ano com um saldo bastante positivo em relação às seis edições do programa realizadas neste ano. As ações têm evoluído constantemente e perceber a troca e o desenvolvimento de empresas que estão dispostas a fomentar o debate e a busca pelo conhecimento é muito gratificante”, afirma Cintia Gomes Costa e Silva, gerente de relacionamento do Senac.