Festival passou por 35 empreendimento de Pirenópolis, entre 10 e 14 de julho
O Sistema Fecomércio, Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc) patrocinaram a 7ª. edição do Festival Gastronômico Cozinha Raiz, realizado entre os dias 10 e 14 de julho, em Pirenópolis (GO). ‘Cozinha raiz – as cores do Brasil’ foi o tema do evento que teve como propósitos apresentar, divulgar a diversidade gastronômica do país, valorizar a cozinha raiz, conectar a ancestralidade e a alta gastronomia. A programação foi desenvolvida para que o público apreciasse a gastronomia como experiência única e inovadora.
Na avaliação do chef e supervisor de gastronomia do Senac Goiás, Márcio Zago, participação do Senac foi muito exitosa. De acordo com ele, “o evento celebra a gastronomia tradicional, a gastronomia dos nossos ancestrais e dos nossos antepassados. A participação do Senac foi extremamente positiva, pois, atualmente, temos poucos eventos e circuitos como esse, que prezam pela cozinha raiz e remonta às nossas origens”. “Quando pensamos”, continua chef Márcio Zago, “por exemplo, no turismo local e estadual, pensamos muito nessa gastronomia tradicional. O turista busca muito isso, a culinária tradicional. Além do que, o evento tem importância e relevância para o comércio e o turismo”. Zago revelou ainda que, “foi a primeira vez que o evento recebeu a parceria e o patrocínio do Senac, resultando, portanto, na exposição da nossa marca em diversas plataformas digitais e nas repercussões na mídia espontânea. A participação do Senac fez toda a diferença, pois conectamos e fortalecemos nossas parcerias com os órgãos municipais de turismo, com os produtores locais, com os agricultores familiares, com os chefs e o público viu o evento com outro olhar, de forma bem positiva”, completou Márcio Zago.
O incentivo ao turismo de experiência também fez parte do projeto do evento idealizado pelo chef e embaixador da gastronomia brasileira por Goiás, Gilmar Borges, que há 30 anos pesquisa a cozinha raiz brasileira. Ele valoriza as receitas ancestrais, mantendo viva a história de cada receita catalogada no projeto, com destaques para os Mestres Griôs do Brasil. O evento também fortalece a agricultura familiar, os pequenos produtores da região, movimenta as cadeias produtivas da gastronomia e turismo. O festival recebeu apoio da Prefeitura de Pirenópolis, Associação Goiana de Suinocultura (AGS), Governo de Goiás, Sebrae, Senar, dentre outras instituições.
“Nossa equipe de gastronomia acompanhou e participou, efetivamente, da 7ª. edição do Festival Gastronômico Cozinha Raiz, oportunizando a participação do público nas aulas e demais atividades. Esse evento já é considerado um dos mais importantes do setor na Região Centro-Oeste”, destacou o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim. “Importante reforçar que”, continua Leopoldo Veiga, “o Senac tem ancorado importantes eventos de gastronomia em diversos municípios goianos, porque faz parte da nossa missão apoiar e capacitar esse setor, que tem crescido e conquistado cada vez mais espaço no mercado”. A nossa escola de gastronomia oferece cursos para quem deseja se aprimorar ou profissionalizar no segmento gastronômico. Nossos cursos são compostos com aulas teóricas e práticas e nossos professores são chefs com formação na área”, explicou o diretor.
O festival foi considerado como o maior encontro de chefs da Região Centro-Oeste, pois reuniu cerca de 40 desses profissionais, dentre eles: Danielle Dahoui (SP), Solange Borges (BA), Flávio Xapuri (MG), Claudemir Barros (PE), Cumpade João (PA), Mãe Neide (AL), Alessandro Rodrigues (AM), Jaire Cunha (AC), Vanja Rodrigues (PA), Manoel Maciel (AP), Rosa de Fogo (TO), Érica Gomes (RJ) e André Boratto (SP). Goiás foi representando pelos chefs Danilo Campos, Patrik Guardiola, Fernando Souza, Clara Gaehwiler, Rony Campelo, Roberta Pina, Josi Lobo, Uiara Mesquita, Danilo Matos, Celina Alvarenga, Thata Bastos, Alexandre Francisco e outros. Do Distrito Federal vieram os chefs Charles Silva, Pedro Alex, Max Mendes, Vinícius Rossignoli, Priscila de Ávila, Eliane Regis e André Rabelo.
Os 35 restaurantes participantes foram os seguintes: Chico de Sá Cozinha; Refúgio Avalon; Empório do Cerrado; Restaurante Beco da Lu; Marino Pirenópolis; Pizzas Trotamundus; Restaurante Cachaçaria do Dill; Aprumo Restaurante e Café; Tucupi do Tacacá; Um Café e Bistrô; Hamburgueria Ponte de Pedra; Aurora Gastrobar; Quintal do Chiquim; Restaurante Beco da Lua; Dês Arts Restaurante e Pizzaria; Zazá Café; Pé di Café; Encontro Marcado & Aravinda; Rainha das Panelinhas; Pamonharia da Roça; Valenttine Café; Casa Studart Cachaçaria; Cheirim Bão; Escritório da Esfiha; Restaurante Pedreiras; Armazém Cerratense Bar e Restaurante; Mangut Artes & Culinária Saudável; Buteko do Chaguinha; Buteko do Chaguinha Nossa Praia; Urso’s Hamburgueria; Porks Pirenópolis; Restaurante Tempero do Rosário; Valenttine Gelato; Detália Sabores Especiais e Panificadora Café e Cia.