O Senac oferece a profissionais que trabalham com educação infantil curso que tem como objetivo especializar os profissionais para planejar, desenvolver e acompanhar ações que foquem no desenvolvimento integral dos bebês e crianças pequenas por meio de subsídios teórico-metodológicos que permitam aprofundar a reflexão sobre processos educativos que respeitem e considerem as necessidades das crianças de zero a cinco anos, reconhecendo-as como sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos.
Os diferenciais do curso são: metodologia transversal centrada na autorreflexão sobre as práticas inclusivas em espaços de educação formal e não formal e, também, sobre as experiências pedagógicas que englobem atividades nas quais o cuidar e o educar aconteçam harmoniosamente.
A Carga horária é de 18 meses (360 horas) e o profissional sairá com diploma de Pós-graduação lato sensu – Especialização em Educação Infantil (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Encontros presenciais
O interessado deve ter disponibilidade para participar de um encontro presencial obrigatório ao final do curso para realizar a defesa presencial do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).
Esse encontro ocorrerá no polo de apoio presencial no qual o aluno estiver vinculado e deverá ser agendado, no período oferecido pelo Senac, de acordo com a disponibilidade de cada polo.
Mercado de Trabalho
O profissional especialista em educação infantil poderá planejar, promover e avaliar atividades de aprendizagens com crianças, orientar, coordenar, organizar e realizar pesquisas, interagir com a família e a comunidade, e realizar tarefas administrativas.
Dessa forma, poderá atuar como coordenador pedagógico, coordenador de projetos especiais na educação infantil, entre outras atividades ligadas ao tema, assim como aprimorar suas práticas em sala de aula.
Segundo Senac, o panorama de mercado atual da educação de crianças de 0 a 5 anos não comporta mais velhas formas de atendimento. São novas demandas, portanto, novas tarefas e novas dinâmicas que impõem a revisão da formação específica desse profissional para fortalecer e instaurar processos de mudanças nas instituições de ensino.
Diante desse cenário a importância e a necessidade de formação qualificada é fundamental. Sendo assim, torna-se imprescindível que a formação dos profissionais da educação, em especial a do professor, não se restrinja ao momento da formação inicial, isto é, ao curso de licenciatura.
O Senac defende e trabalha pelo o aperfeiçoamento constante, para contribuir ao desenvolvimento profissional e à qualidade das práticas pedagógicas.
Seleção
As inscrições para o processo seletivo do 2º semestre de 2020 vão até 31 de julho de 2020.
Leia mais.