Senac-ES lança Programa Jovem Chef: gastronomia como ferramenta de inclusão social

Compartilhe:

O Senac-ES apresenta o Programa Jovem Chef, um projeto social inovador que tem como objetivo transformar a paixão pela gastronomia em oportunidade de inclusão socioeconômica para a juventude capixaba. Com o compromisso de qualificar e orientar jovens, o programa contempla 64 vagas e mais de 300 horas de curso, entre teoria e prática, para promover empregabilidade e geração de renda. As inscrições estão abertas até que as vagas sejam preenchidas. As inscrições são gratuitas, via Programa Senac de Gratuidade (PSG), e podem ser feitas por meio de formulário on-line disponível em: https://bit.ly/3tC7TmZ

O público-alvo do programa é formado por jovens com idades entre 17 e 29 anos, que compartilham uma identificação com a gastronomia e o desejo de seguir carreira neste setor. Além da vivência prática em restaurantes, os jovens terão acesso a uma metodologia inovadora e colaborativa que faz o acompanhamento da sala de aula até o mercado de trabalho.  O presidente do Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac, Idalberto Moro, elogiou o Programa Jovem Chef. “A Gastronomia é uma área que cresce constantemente e oferece oportunidades valiosas. O programa do Senac-ES é uma iniciativa louvável que proporciona aos jovens do Espírito Santo uma chance real de desenvolvimento profissional”, mencionou.

O diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, ressalta o potencial da iniciativa. “O projeto é um passo importante na direção da capacitação e empregabilidade dos jovens capixabas. Aproximamos a juventude da gastronomia, elevamos a autoestima intelectual e, principalmente, asseguramos que 100% dos participantes sejam encaminhados para o mercado de trabalho”, disse. Já a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, enfatizou o comprometimento da instituição. “Estamos comprometidos em fornecer uma estrutura pedagógica de excelência, com certificação reconhecida pelo mercado. O Programa Jovem Chef é uma pauta afirmativa do Senac, com objetivo de impulsionar os jovens que possuem interesse na área da gastronomia, um exemplo concreto de como a educação profissional pode mudar vidas e impulsionar o crescimento econômico”, afirmou.

Projeto Jovem Chef

A formação tem carga horária total de 312 horas, sendo distribuídos entre conhecimento teórico e prático, em um período de quatro meses de curso. O programa contempla 64 vagas oferecendo uma formação completa para jovens de 17 a 29 anos. As primeiras aulas iniciam no dia 06 de novembro. O projeto conta a colaboração do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Espírito Santo (SINDBARES) e outras entidades parceiras, como a Associação Beneficente Praia do Canto (ABPC), o Serviço de Engajamento Comunitário (SECRI), a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH) e os Centros de Referência das Juventudes (CRJ).

Leia mais

Scroll to Top