Senac-CE capacita cooperativas de agricultura familiar do Programa Compra Direta

Compartilhe:

O Senac finalizou, nesta sexta-feira (26/07), o terceiro módulo do curso Gestão de Cooperativas de Produtores Rurais, com o curso de conhecimentos básicos de Marketing, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, promovido pelo Sistema Fecomércio para os agricultores familiares que fazem parte do Programa Compra Direta.

O encerramento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, que destacou a importância da qualificação para ajudar a consolidar as cooperativas como uma “mola propulsora do desenvolvimento” no Estado.

“Nós queremos promover uma revolução na vida no campo aqui no Ceará, e fazer com que as pessoas possam ter orgulho de seu trabalho. Para que, com o tempo, seja dada a real importância que vocês têm na nossa vida”, ressaltou o presidente.

Cadeia de benefícios
O jovem Kauã Maia, da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc), de Chorozinho, que produz polpa de frutas, castanha e, futuramente, cajuína, participou de todos os módulos do curso e considerou a experiência muito relevante para as atividades na cooperativa, uma vez que é um agente multiplicador dos conhecimentos. Lá, eles já adaptaram as atividades e repassaram os conhecimentos na área de boas práticas, por exemplo, para que o produto permaneça em bom estado em todas as etapas da distribuição. “Depois que entramos no Compra Direta, aumentamos de 62 para 90 cooperados. E queremos crescer ainda mais com essa parceria”, disse.

Compra Direta
O Programa Compra Direta do Sistema Fecomércio, que foi idealizado pelo presidente Luiz Gastão Bittencourt para fomentar a agricultura familiar, reúne 18 cooperativas da agricultura familiar de todo o Ceará que fornecem insumos alimentícios para compra pelos restaurantes e para a merenda das escolas da rede Sesc Ceará, bem como para o Restaurante Mayú e Café Senac, ambos do Senac Ceará.

Somente nos últimos seis meses de 2023, foram comprados quase R$ 9 milhões em insumos da agricultura familiar pelo programa.

Leia mais

Rolar para cima