Um grupo de mulheres, cuja maioria se encontra em situação de proteção, participou dos cursos de qualificação profissional de Costura e Modelismo do Senac-AM.
A formação ocorreu ao longo de cerca de três meses e foi dividida em duas turmas: manhã e tarde. Sendo o curso de Costura com carga horária de 212 horas e o curso de Modelismo de 40 horas. Ao todo, 24 mulheres, com idades entre 24 e 50 anos, participaram da qualificação, sendo que a maioria passou por situação de agressão, abuso ou abandono.
A professora Eveline Santos, do Senac-AM, conduziu o grupo na formação. Para ela, mais que o ensino de uma profissão, a atividade realizada levou esperança e novos horizontes para as participantes.
“Muitas das mulheres que estão aqui sofreram algum tipo de abuso, e saber que podemos ajudá-las a melhorar, a ter uma autoestima mais elevada é algo muito gratificante. Da mesma forma que elas aprenderam comigo, eu aprendi com elas. Muitas alunas estão capacitadas para ingressar no mercado da moda. A mensagem que deixo para elas é que nunca desistam, pois todas são capazes”, ressaltou.
As atividades ocorreram na sede da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, situada no centro da cidade. A expectativa é que mais cursos sejam oferecidos nos próximos meses por meio de parceria entre as duas instituições.