O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas (Senac-AM) assinaram um termo de cooperação para a oferta de cursos a mulheres atendidas pelo Projeto Reconstruindo Trajetórias, executado no âmbito dos Juizados Maria da Penha.
A parceria abrange cursos nas áreas de áreas como Informática, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Turismo, Artes, Beleza, Comunicação, Comércio, Conservação e Zeladoria. De acordo com relatório produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), somente em 2022, foram registrados no Estado 4.691 casos de violência contra a mulher.
“A participação da Fecomércio-AM, por meio do Senac-AM, nesta parceria com o Poder Judiciário é de grande relevância. Quando a nossa equipe qualificada atua para colocar ou recolocar uma mulher vítima de violência no mercado de trabalho, estamos ajudando a resgatar a independência financeira e também emocional dessa mulher. E essa é exatamente a nossa missão nesta parceria”, afirmou o presidente em exercício da Fecomércio-AM, Aderson Frota.
A assinatura da parceria ocorreu na Sede do TJAM, com a participação da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge; da coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Graça Figueiredo; do presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomercio/AM), Aderson Frota; da diretora Regional do Senac no Amazonas, Silvana Carvalho, e da diretora de Educação Profissional do Senac/AM, Ellen Castro.