A procura por presentes para o Dia das Crianças deve movimentar as lojas de brinquedos, roupas e calçados nas próximas semanas em Santa Catarina. Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras realizada pela Fecomércio-SC, 67,9% dos consumidores devem escolher os itens na semana da data, e 21%, até duas semanas antes.
Os dados são apurados em sete cidades do estado para traçar o perfil do consumidor no período e preparar o empresário do setor com informações relevantes, como gasto médio, principais formas de pagamento, tipos de presentes, local de compras e percepção sobre a situação financeira, entre outros.
A pesquisa indica que os consumidores estão mais atentos aos preços neste ano: 36,9% afirmaram que será o diferencial na hora de escolher o estabelecimento, uma alta de 7,9 pontos percentuais (p.p.) em comparação a 2020 (29%). Os entrevistados relataram que estão em situação financeira igual (38%) ou melhor (36%) que a do ano anterior, mas 25% ainda declararam estar em pior condição.
“A expectativa é de gasto médio maior em relação a 2020, mas ainda não deve superar os valores pré-pandemia, por conta das incertezas econômicas e a alta dos preços, que diminui o poder de compra. Além de aquecer o comércio, a data também movimenta outros setores. Muitas famílias optam por comemorar o dia com atividades ao ar livre (15,6%), parque de diversões (8,2%) e almoço na casa de familiar (7%)”, comenta o vice-presidente da Fecomércio-SC, Emílio Rossmark Schramm.
. Gasto médio de R$ 196,82, acréscimo de 13,80% diante do ano anterior. Em termos reais, considerada a inflação acumulada em 12 meses (9,68%), o resultado também é positivo (3,75%), mas permanece inferior aos níveis pré-crise.
. 81% dos entrevistados devem realizar pesquisa de preço, alta de 7,9 p.p. diante de 2020, em lojas (51,7%) e na internet (27,9%).
. Comércio de rua deve ser o destino de compras da maioria dos catarinenses (62,5%). Shoppings (19,9%) e internet (12,1%) estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
. Lista de presentes é liderada por brinquedos (54,2%), vestuário (25,8%) e calçado (6,8%).
. Quase sete em cada dez não pretendem fazer as compras acompanhados das crianças.