Projeto visa organizar o setor, promover Fortaleza e atrair negócios com parcerias internacionais
Em 6 de novembro, Câmara do Comércio da Moda (CCM) se reuniu na sede da Fecomércio-CE para debater o projeto “Rota da Moda”, que busca promover Fortaleza e o Ceará como destinos de negócios e organizar o setor. Apresentado pelo vice-presidente Edson Dias, o projeto inclui roteiros e circuitos para fortalecer polos de confecção e oferecer oportunidades de formação profissional.
A indústria de confecções do Ceará, com cerca de 1.500 empresas formalizadas, gera anualmente R$ 3 bilhões, representando 2,5% do PIB estadual e 20% dos empregos industriais. Contudo, a informalidade ainda abrange 70% das empresas, intensificando o impacto econômico do setor. O “Rota da Moda” busca formalizar essas empresas para melhorar o fluxo de produtos e incentivar o desenvolvimento sustentável.
O projeto foca também na economia criativa, integrando desde o design até as manifestações culturais cearenses, e inclui circuitos como o de Parangaba, especializado em jeans, e da Grande Barra, dedicado à moda íntima. A reunião contou com a presença do cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia, que manifestou interesse em promover parcerias para fortalecer o setor da moda no Ceará através da Câmara de Comércio Itália-Brasil.