Data destacará ações educativas e sociais das instituições em prol da população baiana. Também no Estado, o presidente Tadros será homenageado pela Alba com o título de cidadão baiano
O deputado estadual Eduardo Salles (PP) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para instituir o Dia S, de valorização e reconhecimento do Sesc e do Senac, no dia 16 de maio. A data, além de destacar a importância das atividades dessas instituições no desenvolvimento social e educacional da Bahia, promoverá eventos e campanhas educativas. “O objetivo é valorizar o papel fundamental dessas entidades na qualificação profissional e no bem-estar da população”, afirmou Salles. A escolha da data remete à mobilização contra cortes orçamentários do Sesc e Senac, ocorrida em 2023.
Saiba mais: Atos simultâneos em todo o País reúnem milhares contra o corte de recursos de Sesc e Senac
O deputado argumentou, ainda, que a proposta está alinhada com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Adotada em 2015, a Agenda 2030 estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que orientam a ação dos governos para melhorar a vida das pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar os desafios contemporâneos de forma sustentável e resiliente.
Por fim, Eduardo Salles solicitou o apoio dos pares para a aprovação do projeto. “Instituir o Dia S é uma medida justa e necessária para valorizar o papel crucial do Sesc e do Senac na nossa sociedade, reconhecendo suas contribuições significativas para o desenvolvimento social e econômico da Bahia. Contamos com o apoio de todos para a aprovação deste projeto em benefício do Estado e da comunidade que servimos”, concluiu.
Iniciativa similar aconteceu no município de Recife, em Pernambuco, quando o prefeito João Campos, sancionou a Lei Municipal nº 19.262, que instituiu o dia 16 de maio como o “Dia S” de valorização e reconhecimento ao Sesc e Senac-PE. A data celebra e reconhece a significativa contribuição do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para o desenvolvimento social, cultural e educacional da população recifense. O projeto de lei foi apresentado pelo vereador do Recife Marco Aurélio Filho e aprovado pela Câmara Municipal em março deste ano e sancionado no último dia 19 de junho.
Saiba mais: Prefeitura de Recife institui Dia S de valorização e reconhecimento ao Sesc e Senac-PE
Presidente Tadros receberá Título de Cidadão Baiano
Em outubro, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concederá ao presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o Título de Cidadão Baiano, atendendo a uma proposta do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD). Em seu pleito, o presidente da ALBA justificou à honraria “em razão do apoio incondicional para o fortalecimento do Sistema Comércio na Bahia”, bem como os investimentos garantidos pelo presidente para o desenvolvimento e aprimoramento do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac na Bahia, em ações que “beneficiam milhares de baianos, em sua maioria trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, cuja renda média familiar gira em torno de três salários mínimos, além da qualificação e requalificação de profissionais que pretendem ingressar ou permanecer no trabalho focado no segmento comercial, bem como os próprios empresários do setor”.