Bem vindo ao portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro

Projeto de inovação e transformação digital é lançado pelo Senac-PE

Compartilhe essa publicação:

O Senac-PE realizou, em 1º de fevereiro, o lançamento do projeto PRINTS-TD: Cultura e Transformação Digital (projeto ECTI), no Salão de Evento da unidade de Caruaru. A iniciativa foi apresentada aos colaboradores e faz parte do PRINTS (Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema do Comércio -PE). O evento contou com a presença dos diretores da instituição, professores da UFRPE e coordenadores do projeto, Renata Oliveira e Marcelo Marinho.

A ideia do PRINTS-TD é promover e estimular a digitalização dos processos acadêmicos e administrativos do Senac PE, utilizando as tecnologias de inteligência artificial (IA), cloud computing, internet das coisas (IoT) e big data. Durante a abertura, o diretor regional do Senac-PE, Regivan Dantas, destacou a importância do projeto. “O PRINTS-TD é uma iniciativa pioneira no Sistema e o nosso intuito é preparar a instituição para o futuro, tornando os processos mais ágeis, eficientes e inovadores. Estamos muito felizes em contar com a parceria da UFRPE e com o engajamento de todos os envolvidos nesse projeto, que certamente trará muitos benefícios para os nossos colaboradores, alunos e clientes”, afirmou.

A ação contou com a palestra “Cultura organizacional e práticas digitais”, ministrada pelos coordenadores Renata Oliveira e Marcelo Marinho. Eles abordaram os conceitos de indústria 5.0, cultura e competências, inovação tecnológica e ferramentas, além de detalharem todas as etapas do projeto. “Tratamos na palestra sobre como a Indústria 5.0 propõe uma integração entre o humano e o digital, valorizando as habilidades humanas e a personalização dos produtos e serviços. Também ressaltamos a importância de desenvolver uma cultura de inovação e as competências necessárias para lidar com as mudanças e os desafios do mundo digital. Por fim, discutimos de que maneira as tecnologias podem podem apoiar a jornada de transformação digital da Instituição”, pontuou Renata Oliveira.

Com duração prevista de 16 meses, o programa será implantado na unidade de Caruaru como piloto e executado pela equipe do projeto, composta por profissionais do Senac Caruaru e da UFRPE, com o apoio da Diretoria Regional e da Diretoria de Educação Profissional do Senac-PE.

Scroll to Top