Presidente do Sistema Fecomércio -PE participa da Semana da Gastronomia Regional em Brasília

Compartilhe:

Entre os dias 9 e 11 de julho, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, participa da Semana da Gastronomia Regional, em Brasília. O evento é promovido pelo Departamento Nacional do Senac e busca valorizar a culinária brasileira. Os instrutores do Senac-PE Jair Santos, Luiz Carlos, Tânia Bastos e Robson Lustosa irão preparar pratos com elementos característicos da culinária pernambucana para o evento.

O cardápio que será apresentado pelos chefs busca homenagear os mercados públicos e as feiras do estado. O conceito, tanto da decoração como dos pratos, foi elaborado para retratar esses espaços populares como base em suas características.

Os ingredientes típicos do repertório culinário pernambucano, como siri, camarão, charque, carneiro, macaxeira, queijo coalho, queijo manteiga, rapadura, mel de engenho e cachaça serão destaques nas produções dos profissionais.

Restaurantes

A culinária pernambucana poderá ser apreciada em três restaurante na Capital Federal. No dia 9, no restaurante Escola Senac, no Downtown DF,  Prédio da CNC, das 12h às 15h. Já no dia 10,  a degustação acontece no restaurante Escola Senac, na Câmara dos Deputados – Anexo IV, 10° andar, das 12h às 15h. E no último dia, ocorre no restaurante Escola Senac, no Senado Federal.

Nos três espaços o público contará com uma apresentação de um trio de forró, um dos ritmos característicos de Pernambuco.

Valorização dos Mercados e Feiras de rua do Grande Recife 

Além disso, toda estrutura de decoração dos restaurantes foi projetada para valorizar e enaltecer a arquitetura dos mercados e feiras livres da Região Metropolitana do Recife (RMR). A metodologia utilizada na desenvoltura do projeto partiu do ponto que todos os ingredientes característicos da culinária do estado podem ser encontrados nesses centros populares de compras. Buscando ainda, valorizar a o trabalho dos comerciantes locais.

Os mercados de São José, Madalena, Encruzilhada e das Mangueiras, e as feiras de Água Fria e Afogados inspiraram o projeto e estarão compondo a decoração. “A ideia de levar essa temática para Brasília é demonstrar como os mercados e feiras pernambucanas podem contribuir para culinária brasileira. Foi uma vivência única presenciar tudo de forma tão espontânea e reconhecer ainda mais o trabalho dos comerciantes”, afirmou Rafael Santos, arquiteto responsável pelo projeto de decoração.

Leia mais

Scroll to Top