O Sesc-PE entregou ao município de Goiana, na Zona da Mata Norte, a requalificação do Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos (MASG), que fica na unidade da instituição, localizada no centro da cidade. Agora, o MASG entra na rota do turismo religioso da cidade e impulsiona a economia da região.
A obra foi entregue nesta quinta-feira, dia 24 de março, pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, que recebeu o Título de Cidadão Goianense em uma solenidade emocionante, no auditório do Sesc, com a presença de várias autoridades locais, como os prefeitos de Goiana e de Macaparana, Eduardo Honório e Paquinha, respectivamente, o deputado estadual Antônio Moraes, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eduardo Batista, a vereadora autora da proposta, Ana Diamante, além da diretoria da Fecomérci-PE e dos conselheiros do Sesc e Senac – Ozeas Gomes, João Maciel, Milton Tavares, José Carlos de Santana, Felipe Freire e Evandro Alves.
Também foi inaugurada a academia de musculação da unidade, que já está em funcionamento. Os dois equipamentos somam investimentos de R$ 2,37 milhões, incluindo obras, equipamentos, sinalização, entre outros itens. “Goiana é importante para a economia de Pernambuco porque seu potencial turístico vai além de sol e praia. Ela é uma riqueza cultural e histórica de nosso estado e vetor para o turismo religioso”, disse Bernardo.
História
Fundado em 1950 e inaugurado no Sesc em 2013, o MASG foi requalificado e entra, agora, na rota do turismo religioso da cidade. A estrutura foi revitalizada, ganhou nova iluminação, sala para projeção de materiais educativos e formações, além da reorganização das mais de 870 peças sacras do acervo, pertencentes à Diocese de Nazaré da Mata, remanescentes do antigo Museu de Arte Sacra de Goiana.
Elas estão sob a salvaguarda do Sesc desde 2013, através de convênio firmado entre as instituições, por um período de 30 anos. Em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo, o Museu entrou no mapa do turismo religioso da cidade, que conta com oito igrejas tombadas.
A ideia é que grupos de turistas vivenciem, com preço simbólico, um dia no local, e possam participar de oficinas de vivência de expressões locais, como artesanato, caboclinho e maracatu. Além disso, vai oferecer a grupos escolares mediações educativas gratuitamente.
Além do aspecto da fruição, a proposta do novo MASG envolve a parte da formação. Isso porque o espaço mantém uma escola de restauro. “Nela, a comunidade interessada pode se formar na arte do restauro e garantir a sobrevivência dessas e de outras peças que compõem o patrimônio do município e de outras localidades, preservando a cultura e gerando renda”, explicou Rudimar Constâncio, gerente de Cultura do Sesc Pernambuco.
Outras Novidades
O Sesc Ler de Goiana também atendeu a uma demanda da população, que buscava um novo espaço para atividades físicas, inaugurando oficialmente sua academia de musculação. “Começamos em soft opening no fim de 2021 e já estamos com 700 pessoas matriculadas, quase o dobro da meta pensada para outubro”, afirmou Soraya Loureiro, gerente da unidade. A academia é a primeira do Sesc em Pernambuco que traz um conceito atualizado, que dialoga com os espaços abertos, além de apostar em iniciativas sustentáveis e espaços com acessibilidade. São 284,15 metros quadrados, área na qual estão instalados 27 equipamentos de força e ergométricos.
Quatro profissionais de Educação Física atuam no local e também ministram aulas de ritmo e funcional em ambientes externos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h, e aos sábados, entre 8h e 12h. Durante a solenidade, a biblioteca, que agora ocupa o térreo no bloco, será visitada. O equipamento passou por mudança estrutural, trazendo a cultura geek como uma das novidades, junto com a literatura popular de cordel, unindo o contemporâneo e o tradicional.
Alunos, frequentadores do Sesc e público geral podem ter acesso aos mais de 8,2 mil livros de diversos gêneros e gibis e HQʼs, além de poder participar de atividades, como contações e encontros literários no local. Já a Galeria José do Carmo foi redirecionada para o primeiro andar. O espaço homenageia um famoso artesão local. Os trabalhos do artista, que era Patrimônio Vivo de Pernambuco, estarão expostos para visitação.