Delegação da Fecomércio-PE conhece soluções da Huawei em 5G, inteligência artificial e cidades inteligentes
Encerrando sua programação em Shenzhen, na China, a 20ª edição da missão realizada pela Fecomércio-PE finalizou nesta última terça-feira (9) as atividades na cidade com foco em soluções urbanas inovadoras. A delegação, composta por 65 integrantes entre empresários e instituições de Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e parlamentares, conheceu o Qianhai Cooling District e o projeto Shenzhen Smart City, referências internacionais em sustentabilidade e eficiência energética. A missão acontece com apoio da CNC, Sesc-PE, Senac-PE e Sebrae-PE.
No Qianhai Cooling District, os participantes foram apresentados a um dos sistemas de resfriamento centralizado mais modernos do mundo. Hoje, o complexo reúne cinco usinas que atendem cerca de 52 usuários comerciais em uma área de 350 hectares. Um dos destaques é a tecnologia de armazenamento de gelo, que permite produzir gelo à noite e utilizá-lo durante o dia no resfriamento da água que circula nos edifícios. A solução proporciona ganhos expressivos em eficiência energética e já possibilita a redução de aproximadamente 15 mil toneladas de CO₂ por ano.
Entre as unidades visitadas, a usina nº 5 se destaca por ser a maior estação central de resfriamento da Ásia, localizada no subsolo de um terminal de ônibus. Com capacidade de 38.400 toneladas de refrigeração (RT), ela atende a uma área construída de 2,75 milhões de m². Além dos ganhos ambientais, o modelo libera cerca de 6% da área útil dos edifícios e elimina a necessidade de torres de resfriamento individuais, o que contribui para a redução da pegada de carbono.
Na sequência, a comitiva conheceu o projeto Shenzhen Smart City, que vem posicionando a cidade como referência mundial em urbanismo digital. Eleita “Smart City of 2024” durante o Smart City Expo World Congress em Barcelona, Shenzhen tem como meta consolidar-se um polo global de inovação sustentável. O projeto integra inteligência artificial, governo digital, mobilidade 5G, internet das coisas (IoT), blockchain e energia limpa.
Ainda em Shenzhen, os representantes da missão visitaram a sede da Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A comitiva conheceu de perto o modelo de inovação da companhia. “Nós entendemos que o propósito fundamental de uma cidade inteligente é melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Fecomércio-PE acerta mais uma vez em aliar tecnologia integrada com o desenvolvimento social e sustentável”, afirmou Marco Aurélio Filho, Secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, que integra a missão.
Parceiros como Tencent e Huawei estão à frente de soluções aplicadas à digitalização da gestão urbana, priorizando governança eficiente, mobilidade otimizada e plataformas digitais para engajamento cidadão. Para a missão empresarial, a experiência trouxe uma visão ampla sobre como a integração entre tecnologia, sustentabilidade e serviços públicos digitais pode transformar a dinâmica das cidades.
“A visita ao Centro de Pesquisa e Inovação da Huawei, localizado em Dongguan, conhecido como Ox Horn Campus, referência global em tecnologia, reforçou nosso compromisso com a transformação dos Centros de Educação do Senac. As soluções apresentadas mostram como a tecnologia pode revolucionar a educação profissional. Voltamos com ideias concretas para modernizar nossos ambientes de ensino”, afirmou Regivan Dantas, diretor regional do Senac PE.
Para o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, a etapa foi marcante. “As visitas que realizamos ontem em Shenzhen foram extremamente enriquecedoras. Conhecer de perto o ecossistema de inovação da Huawei reforça o quanto a tecnologia podem transformar sociedades. Essa missão tem nos mostrado caminhos importantes para o desenvolvimento econômico do Nordeste, com foco em inovação, conectividade e parcerias estratégicas”, afirmou.
Com o encerramento da programação em Shenzhen, a delegação embarcou, no dia 10 de setembro, para Pequim, última etapa da missão. Na capital chinesa, os integrantes participaram na feira CIFITS e em um seminário sobre oportunidades de negócios no Nordeste do Brasil, além de atividades culturais, incluindo visita à Muralha da China. A agenda se encerrou no dia 11 de setembro, consolidando uma imersão internacional em inovação, empreendedorismo e modelos de negócios aplicáveis à realidade pernambucana.