
O Encontro Fecomércio-RS – Varejo em foco reuniu, em 19 de junho, representantes de grandes empresas varejistas e sindicatos da Federação para debater sobre as pautas que direcionam os trabalhos da casa. Para auxiliar no entendimento sobre as perspectivas da reforma trabalhista, houve a palestra do PH.D em sociologia pela Universidade de Winsconsin, professor de economia e administração da Universidade de São Paulo (USP), José Pastore.
A tarde de palestras organizada pela federação teve coordenação do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, os vice-presidentes, Joel Dadda, Gilmar Bazanella, André Luiz Roncatto, Isabel Vidal Ineu.
O professor apresentou dados sobre as melhorias trabalhistas realizadas nos últimos anos e que podem ter alterações com mudanças no governo atual. Dentre as informações destacadas, o recorte de análise entre 2018 e 2023 demonstram crescimento no emprego formal no Brasil.
“Quis mostrar para vocês uma reforma que demorou 75 anos para ocorrer, e agora se fala em revogar. Com essa reforma já realizada, conseguimos mais liberdade para o empregador e para os empregados”, ressalta.
Nesse sentido, para contribuir para um ambiente trabalhista viável para as empresas e para os empregos, Bohn ressaltou que a Federação está com atuação próxima ao parlamento para tratar sobre o Piso Regional.
Segundo ele, “o Piso Regional reduz a eficiência do mecanismo de negociação coletiva, aumenta o desemprego e a informalidade, prejudicando os trabalhadores mais vulneráveis, de menor renda e escolaridade. A Fecomércio tem atuado fortemente para evitar esse reajuste descabido, bem como pela extinção do Piso”, conclui.