Instrutora do Senac-PR representa a culinária brasileira na Polônia

Compartilhe:

03/03/2020

A instrutora do Senac Curitiba Centro, Flavia Francine Gazola da Silva, representa a culinária brasileira e paranaense na Polônia. Ela foi convidada pelo Comitê de Geminações Leopoldo Scherner, de São José dos Pinhais, para participar de um intercâmbio em Poznan, na Polônia. Até o dia 6 de março, Flavia ministrará aulas sobre a gastronomia brasileira na escola técnica polonesa Zespół Szkół.

Esse intercâmbio é resultado da Semana de Estudos e Pesquisas da Gastronomia Polonesa, realizada pelo Senac no ano passado, em parceria com o Comitê de Geminações e a Prefeitura de São José dos Pinhais, que trouxe as chefs polonesas Agnieszka Wójcik e Dorota Witecka, professoras na mesma escola técnica em que a instrutora do Senac ministrará suas aulas.

Na mala, Flavia leva farinha de tapioca, azeite de dendê, farinha de Morretes, melado de cana, carne de sol, queijo minas curado e até uma panela de pressão para cozinhar o feijão que utilizará para fazer um tutu. Só vai faltar a couve, que precisa ser fresca e terá que ser substituída por repolho. “Pretendo focar na culinária brasileira, pois no ano passado o intercâmbio contemplou receitas paranaenses, demonstradas pela chef e ex-aluna do Senac Janete Marcelino”, explica Flavia.

Entre as receitas apresentadas aos alunos da escola de gastronomia polonesa, jovens em sua maioria, estarão pudim de tapioca com leite de coco, pão de queijo mineiro e tutu de feijão. “Quero demonstrar o melhor da gastronomia tradicional brasileira, com ingredientes simples, mas que levam o sabor da nossa terra. A expectativa é enorme, quero aproveitar também para absorver ao máximo a gastronomia polonesa”, disse Flavia antes de partir para a Polônia.

Leia mais

Rolar para cima