Fenacor sugere amplo debate e reflexão sobre possíveis efeitos do Open Insurance

Compartilhe:

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) manifestou a preocupação com os possíveis efeitos da implementação do Seguro Aberto – conjunto de regras e procedimentos que permitem criar um mercado aberto de seguros – de forma desnecessariamente abrupta e sem um recomendável e amplo debate dos órgãos reguladores com as instituições do setor de seguros.

A Fenacor convida todo o mercado e, particularmente, os dirigentes do órgão regulador para debater o que pode advir dessa medida que, em nenhum momento, foi reivindicada ou sugerida por consumidores, seguradores, corretores ou resseguradores.

Segundo a Federação, o Open Insurance é uma cópia do Open Banking, sem levar em conta o quanto são distintos os cenários existentes na área bancária e no mercado de seguros. “Jogaram no colo do mercado e dos consumidores um verdadeiro presente do grego, que pode ter consequências drásticas, inclusive sobre o equilíbrio, a vitalidade e a boa imagem que a indústria do seguro mantém aos olhos da sociedade brasileira.”, Disse a entidade.

A Fenacor supôs dizendo que o setor não vai acatar sem reagir, na medida exata, a essa afronta. “Mais uma da já enorme lista de disponíveis dos atuais dirigentes do órgão regulador à figura do corretor de seguros. Uma perseguição que precisa ser melhor investigada e o será, certamente, no momento certo. ”

Leia mais

Rolar para cima