A pandemia tem provocado, além do sofrimento pela perda de milhares de pessoas e do grave impacto negativo na economia, uma queda acentuada dos estoques de sangue no Tocantins e no Brasil, que correspondem aproximadamente a 30% menos de doações que em período normal, de acordo com informações da Hemorrede do Tocantins.
Por isso, a Fecomércio-TO desenvolveu uma campanha para sensibilização e mobilização de seus colaboradores e familiares, clientes, usuários, alunos, empresários e colaboradores do comércio de bens, serviços e turismo para a importância da doação de sangue. Esse baixo estoque vem ocasionando muitos transtornos aos pacientes que necessitam do sangue, inclusive no tratamento e desdobramentos relacionados à covid-19.
O presidente da Fecomércio-TO, Itelvino Pisoni, conclama a todos para participar deste ato de solidariedade e empatia. “Faço um apelo a todos vocês, o Hemocentro necessita dessas doações. Por isso, peço ajuda, em especial do nosso quadro de funcionários, mas também dos empresários para que mobilizem e liberem seus colaboradores na data agendada”, ressaltou.
Para aderir à campanha, o Sistema Fecomércio pede que o doador poste sua foto e use a #eudouosangueporessacampanha. Nas redes sociais de todas as instituições que compõem o Sistema Fecomércio (Fecomércio – Sesc- Senac – IFDP), estão também disponibilizadas peças relacionadas à campanha, inclusive o template para foto. Com este ato de solidariedade e preocupação com o próximo, muitas vidas poderão ser salvas.
Mas por conta da pandemia, o doador deve ficar atento, pois a coleta de sangue só será realizada por meio de agendamentos via telefone, ou seja, antes de se dirigir a alguma unidade do Hemocentro, ligue para tirar suas dúvidas e marcar seu agendamento. O horário de atendimento das unidades do Hemocentro é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h30, e sábado, das 7h às 12h30.