Diversas entidades responsáveis pelo desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação participam, no dia 18 de novembro, do evento Inovar é Preciso. O objetivo é discutir iniciativas que visam ao fortalecimento da área e propor uma agenda de atuação para o Estado de Sergipe.
Para ajudar a construir essa agenda, o evento conta com a participação do vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Élcio Batista, e do diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital/PE, Heraldo Ourem.
O coordenador do projeto Inova+Sergipe e presidente do Sinformática-SE, Roger Barros, que vai participar do debate, relatou alguns detalhes sobre o evento.
“O Inovar é Preciso é um evento em que a gente vai tentar fazer uma agenda propositiva para o ano de 2022 em relação a esses temas de ciência e tecnologia e inovação. É um tema que está na mesa de toda empresa, de todo governo e também da sociedade como um todo. Onde a gente precisa incentivar o jovem, desde a época em que está na escola, essa questão do empreendedorismo, criatividade e inovação. Para que no futuro possamos ter empresas de base tecnológica, que são as startups, que gerem emprego e renda para o nosso estado”, explicou Roger Barros.
De acordo com Barros, o debate é essencial para a construção de um ecossistema favorável para o desenvolvimento da criatividade e inovação, através de um processo de investimentos em capacitação nessa área, com intuito de criar oportunidades de emprego e renda para jovens que possuem interesse em adentrar nesse mercado de trabalho.
Participam do debate o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), a Inova+Sergipe, a Fecomércio-SE e o Sebrae.