O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, foi até a cidade de Caxias do Sul, no dia 8 de fevereiro, para se reunir com sindicatos empresariais filiados. Ele foi recebido pela presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, e por Rossano Boff, empresário que presidirá a entidade na próxima gestão de 2022/2026.
Participaram da reunião o diretor de Sesc-RS e Senac-RS, José Paulo da Rosa, Marcus Lubisco, diretor do Senac de Caxias do Sul, e Gabriel Schuler, gerente do Sesc Gramado que está atuando como interino no Sesc de Caxias do Sul. “Quem manteve e defendeu esse Sistema durante 75 anos foram os empresários. Por isso, o Sistema Fecomércio-RS é dos empresários. E nosso objetivo é representar, defender e agregar essas entidades que compõem o Sistema em todas as regiões”, disse Bohn, no início de sua fala.
O diretor José Paulo da Rosa contou um pouco da história do Sesc e do Senac, além do novo formato de atuação do Sistema com a implantação da cultura TRIjuntos. O programa tem como objetivo integrar e desenvolver ações de Sesc, Senac e Fecomércio-RS em parceria e de forma continuada. “Precisamos fortalecer essa integração todos os dias”, disse da Rosa.
O diretor do Senac Caxias, Marcus Lubisco, contou como a unidade atua na região e o trabalho de parceria que é desenvolvido com o Sindilojas. Ele ainda trouxe uma novidade: o Senac lança neste ano uma pós-graduação customizada para o varejo que foi desenvolvida especialmente para Caxias.
Gabriel Schuler falou também sobre as atividades oferecidas pelo Sesc na região, como o atendimento no restaurante da unidade, Projeto Criar, que atende crianças de 6 a 12 anos em horário inverso da escola, academia, pacotes de turismo, entre outras. Também com novidades para 2022, o Sesc Caxias passará a oferecer o EJA EAD, que deve dar oportunidade a jovens e adultos de cursar o ensino médio a distância e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional em produção cultural. O curso é gratuito e tem duração de 18 meses.
“O Sesc e o Senac aqui em Caxias fazem uma grande diferença na vida das pessoas e no nosso setor”, afirmou Idalice, explicando que o trabalho já acontece de forma integrada entre sindicatos, Sesc e Senac do município e que reuniões como a de hoje ocorrem na sede do Sindilojas com frequência. Bohn ficou feliz com os relatos da região e afirmou: “já existe uma integração maravilhosa aqui. A ideia é aperfeiçoá-la para entregarmos nosso trabalho com ainda mais excelência”.