Fecomércio-RS realiza live para debater ações da NRF 2022

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As principais ideias discutidas durante a NRF 2022 foram o foco de uma live da Fecomércio-RS promovida no dia 3 de março. A maior feira do varejo mundial aconteceu no mês de janeiro, em Nova York, e trouxe insights importantes para o setor.

Com mediação dos vice-presidentes da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella e Isabel Ineu, o bate-papo recebeu o economista e gerente da Assessoria Parlamentar da entidade, Lucas Schifino, a gerente da unidade do Sesc Taquara, Fabiane Oliveira, e o especialista em Varejo e Consumo do Sebrae, Fabiano Zortéa. O time, que participou presencialmente da NRF, trouxe para o debate as principais práticas que podem ser levadas adiante pelo comércio gaúcho, no já chamado pós-pandemia.

Varejo híbrido e gestão de pessoas

Fabiano Zortéa falou que, entre os temas apresentados na NRF, os que tiveram mais relevância para ele foram o impacto da pandemia nos negócios e as mudanças dos estilos de consumo. Um dos grandes desafios para o varejo, segundo ele, está nas lojas físicas, que estão tendo que se reinventar para receber o cliente e ter um fluxo de pessoas no presencial próximo ou melhor do que se tinha antes da pandemia. Para Zortéa, a saída é investir em experiência de compra do cliente através do varejo híbrido, integrando os canais da empresa de forma física e digital.

Outro ponto amplamente discutido foi gestão de pessoas. “O papel das lideranças é desafiador no pós-pandemia. Temos que falar de pessoas, gestão para as pessoas, cuidar do contexto psicológico dos colaboradores e se preocupar, genuinamente, com as pessoas da empresa. Eu arrisco dizer que a pessoa mais importante da marca não é o cliente, mas sim quem atende o cliente”, afirmou.

ESG – Environmental, Social and Governance

Uma das siglas muito faladas durante o evento foi o ESG, que significa Environmental, Social and Governance. Em tradução livre, Fabiane Oliveira disse que ESG trata de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e transparência corporativa das marcas. São obrigações das empresas hoje em dia investir em preservação do meio ambiente, responsabilidade social e adotar boas práticas de governança. E é o ESG que mede esses fatores.

“Qual o papel das marcas no mundo? O ESG foi muito trabalhado na NRF porque as empresas vêm, cada vez mais, sentindo necessidade de ajustar suas práticas em função da própria pressão que a sociedade vem fazendo através do interesse por empresas que são mais empáticas com esses assuntos”, afirmou a gerente do Sesc Taquara.

Geração de valor das marcas

Para Lucas Schifino, os destaques estão muito mais ligados à gestão do que à tecnologia. Os discursos dos grandes líderes que participaram do evento estavam ligados à cultura de geração de valor implantada dentro das maiores empresas que estavam lá. Incorporar a geração de valor da marca à cultura do negócio e entregar valor e experiência para o consumidor é o grande segredo dos líderes que participaram da NRF 2022, segundo o economista.

 

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