A Comissão Setorial do Comércio Varejista da Fecomércio-RS se reuniu nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, na sede da Federação, para dar sequência ao alinhamento das ações de trabalho estabelecidas para o novo período de gestão.
A reunião, que aconteceu em formato híbrido, contou com a presença do coordenador e vice-presidente da Federação, Daniel Amadio, dirigentes de Sindicatos do Estado e colaboradores da Fecomércio-RS.
Após a aprovação da ata da última reunião, o gerente do Núcleo de Negócios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Leonardo De Paula, apresentou aos representantes ideias desenvolvidas na entidade como alternativas para auxiliar na sustentabilidade financeira dos Sindicatos. Um exemplo dessas ações, é o projeto Incubados Fecomércio-RS, que, através de um profissional da área de marketing e vendas, presta mentoria exclusiva para os lojistas filiados aos Sindicatos. A partir da venda do serviço, os Sindicatos envolvidos recebem integralmente o valor da primeira parcela da compra.
Seguindo a pauta do encontro, a advogada do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Catiuce Lopes, pontuou sobre o PL 8450, de 2019, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e dispõe sobre algumas mudanças no Código do Consumidor no que diz respeito à horários e datas de entregas de compras. Em suma, a alteração propõe que o consumidor tenha o direito de escolher um horário e data fixos de entrega dos seus produtos. Além disso, também seriam exigidos outros documentos que trariam mais burocracia para os empreendedores.
Com a proximidade das datas comemorativas de final de ano, a economista-chefe da Federação, Patrícia Palermo, trouxe aos presentes as considerações sobre a Pesquisa de Temporários, realizada entre os meses de agosto e setembro deste ano. Ao total, foram ouvidos 385 estabelecimentos que confirmaram a intenção de contratar este regime de trabalho nesta época do ano. A pesquisa na íntegra pode ser conferida em nosso site.
Finalizando o encontro, o colaborador do Núcleo de Gestão do Sistema, Juliano Rodrigues, finalizou com os integrantes as ações pensadas nas últimas reuniões para o desenvolvimento do Plano Tático de Trabalho da Comissão. Entre as principais articulações, estão a criação de um grupo de trabalho que atue nas propostas junto ao Governo do Estado, combate ao comércio ilegal, fortalecimento da marca dos Sindicatos no Estado e ofertas de cursos e produtos que atendam as necessidades dos associados. Com a finalização do documento, será definido a partir de agora os responsáveis por cada atividade.
O próximo encontro está previsto para março de 2023.