Representantes de motoristas por aplicativo e trabalhadores do segmento estiveram reunidos, no dia 19 de maio, na sede da Fecomércio-RN, para apresentação da pesquisa elaborada pela entidade, que mapeou o perfil dos usuários de transporte por aplicativo em Natal. A iniciativa está inserida no projeto Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS) da entidade.
No fim de 2021, os motoristas por aplicativo procuraram a Federação para relatar dificuldades e necessidades do setor. Na ocasião, foi solicitada uma análise de como o Sistema Comércio poderia auxiliar nessas demandas e como elas poderiam impactar, de forma positiva, o desenvolvimento da atividade na capital potiguar.
“Acionamos a nossa Diretoria de Inovação e Competitividade para atender aos pleitos da categoria e abrir diálogo com esse importante segmento. A atividade dos motoristas por aplicativo está cada vez mais presente na vida das pessoas; por isso, a pesquisa que entregamos hoje traz insumos importantes para que o setor entenda cada vez melhor o seu público e possa pensar novas estratégias”, frisou o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.
A pesquisa ouviu 605 usuários de transporte por aplicativos, residentes em Natal, no mês de março. O estudo teve como objetivo identificar os hábitos de consumo, aplicativos mais utilizados, frequência de uso, gastos e principais problemas enfrentados na utilização do serviço. A margem de erro atingido da pesquisa é de 3%, com intervalo de confiança de 95%, Em média, 80% dos natalenses já usaram, pelo menos uma vez, os serviços de transporte por aplicativo.
Dentro do universo de pessoas ouvidas, cerca de 42,31% afirmaram que utilizam o serviço para lazer, enquanto 21,16% dos usuários acionam o transporte por aplicativo para trabalho. Perguntados sobre a frequência, 27,27% das pessoas disseram que usam o serviço de duas a seis vezes por semana, já 19,83% dos entrevistados usam apenas uma vez a cada semana.
Para 27,93% dos usuários, a principal motivação para utilizar o transporte por aplicativo é a economia de tempo. Em segundo lugar, aparece facilidade e conforto, com 26,12%. Segurança e preço representam 15,54% e 13,72%, respectivamente. A pesquisa da Fecomércio-RN também constatou que 42,15% dos usuários avaliam positivamente o serviço de uma forma geral, com notas entre 9 e 10.
Dentre os principais problemas relatados pelos entrevistados na pesquisa estão cancelamento (62,91%), espera (48,55%) e preço (18%).
O diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio-RN, Luciano Kleiber, que apresentou a primeira fase do trabalho, destacou que o estudo mostra a relevância do segmento para a economia potiguar. “Estamos tratando de um setor que emprega muitas pessoas e, portanto, complexo. Nós também estamos junto dos motoristas de aplicativo, trabalhando na articulação de ajustes para a melhoria do projeto que regulamenta a atividade”, pontua Kleiber.
Para os próximos passos, a Fecomércio-RN prevê a elaboração de um novo levantamento para calcular as cifras que o segmento de transporte por aplicativo movimenta na economia potiguar.
O representante dos motoristas, Humberto Floriano, agradeceu a disponibilidade da Federação para a elaboração da pesquisa. “Esse é apenas o primeiro passo na construção dessa parceria que, certamente, ajudará nossa atividade”, ressaltou.