Fecomércio-RN lança projeto para fortalecer comércio do Alecrim e Cidade Alta

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A Fecomércio-RN lançou o projeto Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS), nos bairros do Alecrim e Cidade Alta, como parte da Semana do Comércio 2022, com ações previstas até o dia 22 de julho. A primeira entrega do ECICS para os dois bairros comerciais foram as pesquisas sobre hábitos de consumo e opinião dos empresários, ouvindo consumidores e empreendedores, no início do mês de julho.

O presidente da Federação, Marcelo Queiroz, destacou que, após o sucesso do projeto piloto em Pajuçara, foi percebida a necessidade de implantá-lo nos principais polos comerciais do Estado. “Esse foi o primeiro passo, traçamos o diagnóstico do comércio no Alecrim e na Cidade Alta e já apresentamos algumas das soluções. Vamos buscar também o poder público, apresentar os pleitos. É um trabalho de apoio perene. Mas ressalto que o sucesso do ECICS depende dos empreendedores, da adesão às nossas ações. Precisamos do apoio e engajamento de todos”, ressaltou.

Os números foram levantados pelo Instituto Fecomércio-RN e apresentados durante o lançamento. De acordo com o IFRN, no Alecrim, circulam, nas mais de 5 mil empresas, 3,1 milhões de pessoas por mês. O bairro é responsável por 25 mil empregos diretos. O gasto médio é de R$ 186,25.

A maioria dos consumidores que frequentam o bairro é das Zonas Leste (26,5%) e Norte (25,5%), dos quais 76,7% utilizam o comércio e os serviços do Alecrim como primeira opção. O dia de maior movimentação para o consumo é o sábado (33,3%), quando se buscam peças de vestuário (66,3%), calçados e acessórios (38%) e alimentação (27,5%).

O maior motivo de comprar no Alecrim, para 54,2% dos entrevistados, é o preço, mas 79,3% pesquisam os valores antes de efetuar a compra.

Na Cidade Alta, as mais de 2,6 mil empresas instaladas são responsáveis por 13 mil empregos diretos. No bairro, circula 1,5 milhão de pessoas por mês, que gastam, em média, R$ 149,33.

Os consumidores da Zona Norte da capital são os que mais frequentam a Cidade Alta, com 42%, e escolhem o sábado como dia preferido para a compra (30%). O principal meio de transporte para fazer compras (67,7%) e ir ao trabalho (58%) é o ônibus (52,8%).

Os dados foram apresentados pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio-RN, Luciano Kleiber. “O trabalho do ECICS nesses dois bairros tende a ter efeitos positivos e muito grandiosos na circulação do comércio como um todo. Avaliamos os números levantados pelas nossas pesquisas de forma muito positiva. Também estamos identificando problemas históricos e começando a aprofundar tecnicamente os debates em torno desses problemas, como a questão dos estacionamentos, para então levá-los ao poder público e articular soluções viáveis”, afirmou.

Além das entregas das duas pesquisas para cada um dos bairros comerciais, o ECICS vai oferecer produtos, serviços e ações da Fecomércio-RN aos empresários e trabalhadores do comércio.

Do portfólio do Senac-RN, serão disponibilizadas vagas em cursos gratuitos de Ferramentas de Marketing Digital, Excel, Gerência de Loja, Formação de Preços de Venda e Comunicação e Vendas.

Já o Sesc, voltado à saúde e ao bem-estar do colaborador, terá ações de ginástica laboral, aulões de dança, funcional e grupos de corrida, palestras e ações educativas em saúde, além da credencial do Sesc que permite acesso à clínica odontológica, escola e restaurante.

Depois de três meses de projeto, a Fecomércio fará novas pesquisas de mercado com consumidores e empresários, além de oferecer serviços como valor diferenciado em certificação digital e aproximar parceiros como Banco do Brasil, Sicoob, Associação Potiguar de Energias Renováveis e o Sindicato dos Corretores de Seguros do RN.

 

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