A atual conjuntura econômica do País foi tema de um encontro entre empresários do Rio Grande do Norte e especialistas no assunto, no dia 20 de abril, durante o Almoço do Empreendedor, evento promovido pela CDL Natal, com apoio da Fecomércio-RN e da XP Investimentos.
O presidente da Federação, Marcelo Queiroz, defendeu o trinômio: segurança jurídica, democracia e livre mercado. “Só assim, o setor produtivo terá condições de crescer e gerar mais empregos e renda. São princípios elementares para atingirmos o equilíbrio econômico e fiscal”, avaliou o presidente.
O sócio-diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, e o economista-chefe da empresa, Caio Megale, apresentaram uma análise dos 100 primeiros dias do governo. Os especialistas também falaram sobre as medidas econômicas adotadas pela atual gestão do governo federal, os impactos delas na economia nacional, nos negócios e as perspectivas para investimentos futuros.
De acordo com Megale, a economia mundial está surfando na onda das energias renováveis e existe um movimento global em que as empresas estão querendo diversificar suas fontes de insumo.
A opinião também é a mesma de Rafael Furlanetti. “Esse é um jogo que o Brasil tá preparado para ganhar e que dificilmente alguém (país) vai competir com a gente porque temos uma matriz energética muito diversa e sustentável. Temos criado um ambiente favorável para atração de novos investimentos”, comentou.