A Fecomércio-RJ, através do Senac-RJ e do Sesc-RJ, levará ao público desta 12ª edição do Rio Gastronomia experiências sensoriais e gastronômicas, além de viabilizar participação solidária no maior evento de gastronomia do Brasil, realizado pelo jornal O Globo. Os visitantes que adquirirem ingressos do Mesa Brasil Sesc-RJ vão contribuir com parte do valor arrecadado para doação de alimentos. O evento será realizado nos dias 11 a 14 e 18 a 21 de agosto, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea.
A Casa Villarino Bar, uma das joias da gastronomia carioca que foi transformada em 2021 em restaurante-escola pelo Senac RJ, estará representada no evento, funcionando no espaço dos restaurantes, na praça de alimentação, com pratos especiais, como caldeirada espanhola, sanduíche toscano e mignon suíno agridoce.
As oficinas do Senac-RJ terão diversos temas como rota cervejeira, cafés fermentados, coquetelaria, alimentos sustentáveis e orgânicos, alimentos do futuro, a exemplo de insetos comestíveis e algas, cozinha brasileira, culinária amazonense como o pirarucu, receitas de fudges com os chefs Lou Oliveira e Frédéric De Maeyer, chef embaixador de confeitaria do Senac-RJ, além de divertidas batalhas: de coquetéis, com Fran Sancii e Priscilla Pulcherio; bolinho de bar: Mortadella’s X Culto Bar, com Thiago Freitas e Pedrinho Aliperti; e doce batalha de brigadeiros: do tradicional ao vegano, com Monique Souza e Fernanda Emerich.
A chef embaixadora de cozinha brasileira do Senac-RJ, Teresa Corção, vai valorizar, ao lado de agricultores, a produção regional e a agricultura familiar, com produtos que já possuem ou que estejam em processo de aquisição de registros de indicação geográfica (indicação de procedência ou denominação de origem). Em encontros nos dois fins de semana, serão apresentados: o arroz Anã, saborosa descoberta de Porto Marinho; a famosa cachaça de Paraty, produzida na região da Costa Verde; os aromas da Região Serrana, como o Café Bom Jardim; e o palmito do Vale de Mambucaba.
O turismo gastronômico estará em pauta com um bate-papo acompanhado de degustação sobre Rota Cervejeira, Harmonizando Sabores. A atividade será apresentada pelo presidente da Rota Cervejeira RJ, Gabriel Tuller, pelo sommelier Charleston Agrícola e pela docente do Senac-RJ, especialista em Turismo e Cultura pela UFRJ, Ana Carolina Oliveira.
Os visitantes também poderão conhecer e saborear, na área Sesc-RJ, o trabalho desenvolvido pelo Mesa Brasil do Sesc-RJ em oficinas e palestras ao longo dos dias do evento. As chefs Deise Rosa, Eliane Souza, Neide Marco e Adriana Domingues vão ensinar receitas como risoto de entrecasca de melancia, antepasto de casca de banana, empada de mandioca, entre outras soluções alimentares sustentáveis.
O Mesa Brasil visa minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo, mas com baixo rendimento comercial, e entregando-os a instituições socioassistenciais parceiras. O programa orienta os cozinheiros dessas instituições a aproveitar integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa o que tradicionalmente é descartado. Parte dos valores arrecadados por meio do ingresso solidário será revertida em compra de alimentos que serão distribuídos em creches, asilos, orfanatos, entre outras organizações parceiras do projeto.
Os auditórios serão outros locais de interação com o público, com aulas-show de chefs embaixadores do Senac-RJ, chefs instrutores, além de convidados do Senac-RJ e do Mesa Brasil Sesc-RJ. No auditório Santander, Alessandro Trindade, Gisele Santos e Patrícia Barros vão explorar as diferenças entre vegetarianismo, veganismo e plant-based.
No auditório Sesc-Senac, a Editora Senac Rio vai oferecer debates de ideias relevantes ao meio socioambiental, levando autoras de prestígio para compartilhar receitas inovadoras e sustentáveis. No dia 13, às 14h, o espaço receberá Regina Tchelly, cozinheira, empreendedora social e pioneira na fundação do projeto que deu nome ao novo lançamento da editora: Favela Orgânica: aproveitamento integral de alimentos. A iniciativa visa ao mesmo tempo evitar o desperdício, combater a fome e cuidar do meio ambiente.
No dia 18, às 20h, a coordenadora de Pesquisa do Senac-RJ, Gisela Abrantes, estará ao lado da também autora Juliana Jucá e do Grupo de Pesquisa para abordar a temática do livro Cozinha de Inovação, com foco em texturas e fermentados.
A Editora Senac Rio estará presente no evento com oferta especial de 30% de desconto em títulos de gastronomia, como o premiado Ecochefs: parceiros do agricultor, vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Economia Criativa, e o Cozinha de inovação: pesquisa e inovação na cozinha do Senac-RJ, que figurou entre os 10 finalistas de 2021. A novidade este ano será o livro do dia, oferta diária de 50% de desconto em títulos selecionados.
O público também poderá receber os mesmos 50% em obras da editora, além de outros descontos ao longo do evento, se contribuir para o meio ambiente e levar garrafas para reciclagem na máquina do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), instalada na área dos restaurantes. O equipamento transformará vidro em areia, em tempo real.
O IFeS é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, criado pelo Sistema Fecomércio-RJ e que busca soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, contribuindo para o desenvolvimento econômico, alinhado à sustentabilidade socioambiental.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ terá um estande do projeto “O Rio continua lindo…e perto”. Com o objetivo de promover os atrativos turísticos do Estado e atrair ainda mais viajantes, a instalação permitirá que os visitantes assistam, com óculos 3D, a um filme produzido em 360 graus, com belas paisagens da capital e do interior do Rio de Janeiro.
Os ingressos estão disponíveis no site.