Fecomércio-RJ inaugura Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Teresópolis

Compartilhe:

 

Foi inaugurada, no dia 5 de agosto, em Teresópolis, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau).

“O Sesc-RJ, emblematicamente, tem em seus quadros mais de 50% de pessoas do sexo feminino, e isso se repete também nos quadros gerenciais. Então, a valorização da mulher está dentro do nosso DNA, e isso tem que ser olhado com muito carinho e muita atenção. Nosso país não pode mais conviver com o que aconteceu agora na pandemia, que é o aumento da violência contra a mulher. Nós temos que preservá-las e protegê-las”, disse o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, referindo-se aos benefícios que os exames oferecem à saúde feminina.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do papanicolau. Ela vai operar até meados de dezembro como um braço do sistema municipal de saúde. Mulheres nas faixas etárias recomendadas para os exames – 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau – podem agendá-los em postos de atenção básica do município. As mulheres que estão fora dessas faixas-etárias também podem agendar o serviço, desde que tenham requisição médica proveniente do serviço público.

Após realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via on-line ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes. O Sesc-RJ estima fazer cerca de 1.500 exames de papanicolau e 1.500 mamografias no período.

Resultados prontos em até 30 dias

A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.

 

 

 

Leia mais

Rolar para cima