O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana, acompanhado do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e do secretário de Comunicação e Cultura, João Evaristo Debiasi, recebeu ontem (16), na sede da Fecomércio PR o embaixador da República da África do Sul no Brasil, Vusumuzi.
Na ocasião o vice-governador apresentou o Paraná e destacou os números da agricultura, turismo, desenvolvimento sustentável e da comunicação do estado. “A Fecomércio PR representa 550 mil empresas, são mais de três milhões de empregos gerados no setor do comércio de bens, serviços e turismo. 60% da receita do estado passa pelo nosso Sistema. O Paraná é a 4ª economia do Brasil. Temos muito orgulho da grandeza do nosso estado”, destacou Piana.
Após as apresentações o Embaixador da África do Sul se mostrou entusiasmado com as possibilidades de negócios entre o país e o Paraná. “Ficou muito claro que o estado e Curitiba podem nos oferecer muita coisa. De todas as áreas apresentadas hoje, com certeza, queremos explorar a agricultura e a tecnologia envolvida. A África do Sul é a porta de entrada para o continente africano. Com certeza iremos seguir com as negociações”, afirmou Vusumuzi.
Ainda durante a reunião, o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, apresentou o trabalho realizado pela Federação. “Nós atendemos 42 consulados no Paraná e mantemos contatos com as embaixadas em diversos acordos de cooperação. Realizamos diversas missões internacionais, tanto emissivas quanto receptivas. Isso tudo para aproximar empresários e gerar negócios de compra e venda”, explicou Lemes.
Também participaram da reunião a Cônsul geral da República da África do Sul em São Paulo, Tinyiko Kumalo; a primeira secretária da embaixada, Denisha Reddy; o secretário do Erepar, Bráulio Pupim; a diretora geral da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Fabiana Campos; a assessoria jurídica da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Manuela Topel Portes; e o assessor de marketing da embaixada, Mark Rabbits.