O dia 13 de maio marca os 133 anos da abolição da escravatura no Brasil, e a Fecomércio-PR promove o lançamento do livro “Os nomes da placa: a história e as histórias do monumento à Colônia Afro-brasileira de Curitiba”. A publicação, que recebe o selo do Sesc-PR, é organizada pelos professores Ana Crhistina Vanali, Andrea Maila Voss Kominek e Celso Fernando Claro de Oliveira e é um trabalho coletivo de diversos autores.
“Esse trabalho homenageia todos os negros e negras que construíram Curitiba”, consta em sua epígrafe. Composto por pequenas biografias de grandes personalidades negras, o livro se debruça a conhecer a trajetória de nomes retirados da placa em homenagem ao centenário da abolição, em 1988, instalada na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – “símbolo de luta, manifestações políticas e enfrentamento”, parafraseando prefácio do pesquisador Paulo Vinícius Baptista da Silva.
Além dos homenageados pela placa, outras personalidades também são destacadas na publicação. Os ícones da musicalidade curitibana: Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, e Waltel Branco, além de João Pamphilo d´Assunpção – um dos fundadores da UFPR, do Instituto dos Advogados do Paraná e da Academia Paranaense de Letras, que também se destaca por ter sido o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná e por ter presidido o Centro de Letras do Paraná.
“Este livro traz, para leitura e consulta, a rica e extensa pesquisa realizada pelos autores e sistematizada pelos organizadores, no qual vamos conhecer a saga vivida entre nós pelos descendentes dos povos africanos. Uma obra primordial que se insere nos objetivos prioritários de integração, igualdade e justiça social preconizados pelo Sesc-PR”, pontua o presidente da Fecomércio-PR e , Darci Piana.