Fecomércio-PR lança guia com tendências do varejo internacional

Compartilhe:

A empreendedora Aline Freitas abriu uma loja, na região do Cabral, em Curitiba, no fim do ano passado. É um comércio de roupas femininas, mas com uma “pegada” diferente: atendimento atemporal e personalizado. “A pessoa chega na loja e eu já deixo tudo separadinho. Vários modelos, cores e tamanhos para ela provar”, explica Aline.

Aline esteve pela primeira vez na sede do Sebrae/PR. Ela e mais uma centena de comerciantes participaram de um evento imersivo, onde as principais tendências do varejo mundial, apresentadas na National Retail Federation (NRF), foram compartilhadas com os participantes.

Em breve, um evento como este que Aline participou, em Curitiba, vai ocorrer pelo estado. O Sebrae/PR e a Fecomércio PR vão realizar, ao longo dos dois próximos meses, sete eventos com as novidades da NRF, nas cidades de Apucarana, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Guarapuava. Os eventos ocorrerão entre 28 de fevereiro e 27 de março

O formato será semelhante ao ocorrido nesta quinta-feira, em Curitiba, em que aconteceu, também, o lançamento do Guia de Tendências, material exclusivo, criado com base nos aprendizados na NRF. Em janeiro, um grupo de empresários paranaenses participou do evento em Nova Iorque (EUA), com apoio do Sebrae/PR e da Fecomércio-PR, e ajudou na construção do guia. Acesse o arquivo digital aqui.

Para Paulo Salesbram, vice-presidente da Fecomércio-PR, que no encontro representou o presidente da instituição e vice-governador do Paraná, Darci Piana, a missão para a NRF foi enriquecedora. “O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR está atento às inovações tecnológicas, experiências e tendências nos segmentos em que atua. Participar desse grandioso evento, em parceria com o Sebrae, e observar de perto todas essas novidades é transformador. Retornar da NRF e compartilhar as inspirações vistas com nossos sindicatos filiados, empresários do comércio de bens, serviços e turismo é, sem dúvida, a parte mais enriquecedora dessa experiência”, pontuou.

O guia possui seis capítulos que falam sobre o futuro sob uma nova “ecoperspectiva”, valores e a moeda da fidelização, a hiper personalização, o varejo unificado e omni-experiencial, vitrines digitais, varejo prático, rápido, produtivo, ciber-resiliência, colaborações estratégicas, e redefinição do consumo.

Compartilhando as novidades

Luciana Burko também esteve no evento, em Nova Iorque. Ela é estrategista em marca pessoal e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Curitiba e Região Metropolitana. Luciana destacou sua experiência em representar um grupo de mulheres empreendedoras na NRF, enfatizou a importância do fortalecimento do empreendedorismo feminino e compartilhou tendências observadas no evento norte-americano.

Ela comentou sobre o foco em diminuir a fricção na experiência de compra do consumidor. Ela também mencionou o desafio da entrega rápida e eficiente (delivery) e a importância de integrar canais on-line e off-line (omni-channel), onde as lojas físicas oferecem serviços e produtos exclusivos além da função de pontos de entrega.

Como uma dica, ela aconselhou os varejistas do Paraná e Curitiba a unirem o digital com o físico.

“Preocupe-se com as redes sociais e com a sua imagem. Posicione-se mais como um executivo da marca e humanize-a. Diante de um mundo cada vez mais digital, é essencial também tentar humanizar a marca por meio da sua imagem”, disse.

Leia mais

Rolar para cima