O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que capacita empresas brasileiras para o processo de exportação de produtos e serviços de forma planejada e segura, chega a Pernambuco e Alagoas através de parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Fecomércio-PE, que, como executor, conta com um orçamento de R$ 1,5 milhão. O objetivo é qualificar 150 empresas pernambucanas e 25 alagoanas até 2023. Das atendidas em Pernambuco, ao menos 50 serão voltadas para o setor de serviços, sendo as demais produtoras de bens e dos mais variados segmentos.
Para marcar o início da parceria, no dia 10 de junho, no gabinete da Presidência da Casa do Comércio, aconteceu o lançamento do programa. Estiveram presentes o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, Bernardo Peixoto; Sérgio Ferreira, representante regional da Apex-Brasil para a Região Nordeste; a chefe de gabinete da Fecomércio, Cleide Pimentel; o diretor regional do Senac-PE, Regivan Dantas; o diretor da Faculdade Senac-PE, Carlos Calado; e a gerente de Novos Projetos do Senac-PE, Peggy Corte Real.
O presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, comemora. “Celebramos a parceria pioneira com a Apex-Brasil e esperamos um crescimento do comércio exterior nos Estados. Fomos selecionados através de um processo criterioso, nos destacamos pela nossa missão institucional e expertise na capacitação, com o Senac como entidade executora do PEIEX. Outro ponto bastante positivo para o Sistema Fecomércio ganhar essa concorrência foram as missões empresariais realizadas pela entidade, desde 1996, a países de todos os continentes, onde promovemos rodadas de negócios, seminários de divulgação do nordeste, visitas técnicas a empresas públicas e privadas e prospecção de parcerias institucionais”, disse Peixoto.
A Apex-Brasil executa o PEIEX em várias regiões do território nacional desde 2008 em parceria com instituições de ensino superior, parques tecnológicos, Federações, entre outros. A parceria com a Fecomércio-PE é pioneira no Brasil. “O Sistema Fecomércio tem uma grande capilaridade entre as empresas dos dois estados e com isso acreditamos que o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) alcançará exatamente o público a que é destinado: os empresários da região. Estamos muito empolgados com essa parceria com o Sistema Fecomércio, instituição conhecida e respeitada nas regiões”, afirmou Deborah Rossoni, gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil.