Nesta quarta-feira (27), o primeiro vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Joaquim de Castro, representou o presidente Bernardo Peixoto, na terceira reunião da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O encontro foi comandado pela deputada estadual Débora Almeida e contou com a presença do vice-presidente para assuntos do comércio varejista da Fecomércio-PE, José Carlos de Santana.
No encontro, Joaquim de Castro destacou preocupações relacionadas à segurança pública, carga tributária, qualificação profissional, mobilidade urbana, logística e estruturas de apoio ao turismo. “Precisamos estar atentos a quem sustenta o país por meio dos impostos, da geração de empregos e da renda. Agradeço o convite da deputada para que a Fecomércio pudesse apresentar as demandas do comércio de bens, serviços e turismo em uma discussão como essa. A entidade se coloca à disposição da Frente Parlamentar para avançarmos em uma agenda comum, com prioridades bem definidas e acompanhamento permanente”, afirmou o primeiro vice-presidente da Fecomércio-PE.
A reunião fez parte do ciclo de escutas denominado “Diálogo com o Setor Produtivo”, que servirá de base para a elaboração de um relatório final, previsto para ser apresentado até dezembro. De acordo com a deputada, Débora Almeida, o documento reunirá diagnósticos, demandas e encaminhamentos necessários para aprimorar o ambiente de negócios em Pernambuco. “Nossa ideia é buscar o diálogo com sugestões de alterações no âmbito legislativo ou junto ao Governo do Estado. O setor produtivo representa mais de 70% da nossa economia. Sabemos que todos os setores podem melhorar, e precisamos atuar para que a economia se desenvolva ainda mais”, destacou a deputada.
O vice-presidente para assuntos do comércio varejista da Fecomércio-PE, José Carlos de Santana, falou sobre a necessidade de aperfeiçoar a logística reversa de pneus, reforçando a importância da conscientização dos consumidores e alertando sobre o comércio clandestino no segmento.
Encerrando a reunião, a deputada Débora Almeida anunciou que a Frente Parlamentar deverá incluir, na programação do próximo ano, debates específicos sobre os impactos da Reforma Tributária para micro e pequenos empreendedores.