Curso, em parceria com Sebrae, preparou participantes para transformar seus negócios
A Fecomércio-PE, por meio do Instituto Fecomércio-PE, concluiu em 10 de outubro, mais uma turma do Programa de Formação Empreendedora (Forme). A capacitação, realizada em parceria com o Instituto Robson Cavalcanti e Sebrae, foi promovida na Paróquia Jardim das Oliveiras, em Boa Viagem, e formou 15 novos empreendedores. Durante 33 encontros, a instrutora Ana Lira transmitiu técnicas de gestão para transformar pequenos negócios.
“É gratificante ver a transformação que ocorre na vida dessas pessoas, especialmente da Comunidade 8 de Março”, destacou Ana. Entre os participantes, Lidiane Alves encontrou no curso o impulso necessário para reabrir seu bar, desta vez com um plano de negócios estruturado. “Agora entendo como calcular custos e lucros, e isso faz toda a diferença”, afirmou.
A turma incluiu uma família empreendedora: Guibson Ramos, sua esposa Alexandra, e seus dois filhos abriram uma empresa de brigadeiros e uma lanchonete. O psicólogo recém-formado, Davi Santos, também destacou o impacto do Forme. “O curso preencheu a lacuna de gestão que senti após a faculdade”, disse.
O Forme oferece planos personalizados e ferramentas para fortalecer negócios, promovendo autoestima e visão empreendedora. “O Forme é uma oportunidade para que os concluintes façam seus negócios prosperarem e um apoio para aqueles que ainda não conseguiram definir em que segmento desejam empreender. No Forme desenvolvemos um plano de negócios personalizado, trabalhamos autoestima e características dos empreendedores”, afirmou Rosely Oliveira do Instituto Fecomércio-PE.